Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Redação Jurídica: Narração dos fatos na Petição Inicial

Narrar nada mais é do que contar uma história, fato, ou versão de um acontecimento que se passa em determinado lugar e tempo. É necessário abordar, de maneira, detalhada, os fatos ocorridos.
Em relação à petição jurídica, os fatos podem variar de acordo com o acontecimento narrado pelo autor/cliente, porém a organização textual deve seguir uma sequência clara e lógica, para que os envolvidos no processo compreendam o que o advogado(a) (estagiário(a), escrevente ou algum funcionário(a) da Justiça) escreveu.
Por isso, para construção de um texto preciso e objetivo devemos observar, como exemplo de comparação, uma Notícia de Jornal. Esta é baseada em linguagem clara, sem rodeios e responde aos questionamentos, a seguir, expostos, sobre determinado caso ocorrido. Portanto, do mesmo modo que uma notícia de jornal, a Petição Inicial poderá observar modelos de perguntas para a apresentação dos fatos que simplificarão a escrita do texto.
Vejamos, então, as perguntas necessárias para iniciarmos a narração e possível descrição/detalhamento dos fatos da inicial:
1. Nos primeiros parágrafos procure responder:  O QUÊ? QUEM? ONDE? QUANDO? Nessa ordem, as informações mais relevantes já apresentam-se de antemão e captam a atenção do leitor da inicial, que compreenderá o que ocorreu e continuará a leitura para entender os pormenores dos acontecimentos.

2. Nos demais parágrafos, ou seja, no corpo da inicial, tente responder: COMO? POR QUÊ? Estas perguntas são responsáveis pelos detalhamentos mais significativos dos fatos, isto é, esmiúçam, as causas e consequências dos aspectos narrados.

Devemos levar em consideração que petições inicias elaboradas para a Justiça Comum podem requerer mais especificação e número de linhas mais elevado do que a petição de Juizado Especial Cível. Ainda que haja diferenças entre as inicias, é significativo elucidar que concisão e objetividade são prestigiadas em quaisquer textos jurídicos.

Bibliografia:
SQUARISI,Dad; SALVADOR, Arlete. Arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto.São Paulo:Contexto,2013.
Ligia Rosa Leonel Ferreira
Enviado por Ligia Rosa Leonel Ferreira em 22/10/2017
Código do texto: T6149832
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Ligia Rosa Leonel Ferreira
São José dos Campos - São Paulo - Brasil
4 textos (86 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/11/17 10:27)