Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

E também dá multa

O artigo 225 da Constituição Federal, em seu § 1.º, enumera os deveres do poder público perante o meio ambiente, sendo um deles a conscientização pública para sua preservação. Apesar disso, um distraído governo municipal espalhou pela cidade uma propaganda com os dizeres "queimada dá multa", esquecendo-se de que, além de darem multa, queimadas também poluem o ar.

Mas com isso não se está coibindo a prática de queimadas? A questão não é essa. O indivíduo não deve preservar o meio ambiente por medo de uma multa, mas porque tem consciência da gravidade da questão ambiental, porque sabe que sua qualidade de vida e a de seus filhos dependem de sua consciência ecológica. Por isso a Constituição incumbe ao Estado promover a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. E se não houver sanção, poderemos poluir à vontade?

É isso que parece dizer o município; com a frase "queimada dá multa", trata a questão ambiental de maneira tacanha e irresponsável, e não realiza a conscientização pública para o problema, contrariando prescrição constitucional. Embora possa ser movido por um sentimento de preservação do ambiente, ele esqueceu-se do mais relevante, que é formar um cidadão mais ético em sua relação com a natureza.

Seria muito difícil dizer "queimada polui o ar, e também dá multa"?
Felipe Novais
Enviado por Felipe Novais em 28/08/2007
Reeditado em 03/01/2009
Código do texto: T627505

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (Felipe Machado Novais) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Felipe Novais
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 31 anos
53 textos (6071 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/08/17 07:50)