Por que a Ética é importante?

Inicialmente é mister procurar compreender o conceito atribuído à Ética, como sendo o conjunto de ações realizadas pelos homens diante dos preceitos da vida em sociedade. Isso implica que o ser humano não é homogêneo (esse aspecto só é visto quanto ao corpo e a matéria), mas diante das multiplicidades de idéias, interesses, significados e sentidos, o homem deve buscar construir uma consciência pautada no discernimento e na racionalidade, chegando dessa maneira a um consenso construtivo. Implicitamente ao conceito de Ética está o de Moral a qual não se confunde com a primeira, porém ambas compõem os lados da mesma moeda. Partindo dessa premissa a Moral que é respaldada pelas exigências, imprescindíveis, da capacidade de diferenciação entre bem e mal, justo e injusto, poder de escolha e determinação, o de responder pelos atos praticados e suas conseqüências perante si e diante dos outros.

Os desvios das inúmeras categorias profissionais, como o possível envolvimento de juízes com traficantes, a fim de burlar a Lei e receber em troca propina. Coloca-se em xeque um dos Poderes do Estado de Direito, que tem justamente a função constitucional de dirimir conflitos de interesses onde quer que eles apresentem sintomas.

Assim a importância da Ética na vida dos homens, seja na profissão, na família, ou consigo mesmo, é imprescindível para que a sociedade possa alcançar seus objetivos que, em suma, são a justiça, o bem estar, a harmonização e o desenvolvimento. “A Ética pressupõe boa fé, correção de conduta, e compromisso impostergável com a verdade” (Gilvandro Coelho), tudo isso é dever de todo cidadão que deseje viver em comunidade e vise à harmonização e ao desenvolvimento social, e é obrigação daqueles escolhidos pelo povo para lhe representarem nas duas esferas do Poder (Legislativo e Executivo).