A Evolução das Abordagens Teóricas da Questão Racial no Brasil

Sinopse
Na vida em sociedade alternam-se a experiência das relações, seja das pessoas, seja de grupos que compõem o sistema social, com a produção do conhecimento teórico constituído a partir da metodologia científica, o que por si só não inibe a influência que recebe da subjetividade do pesquisador e autor da hipótese teórica, embora, em tese, a produção científica se associe ao preceito da objetividade a priori. Neste sentido, ao observar a evolução do tratamento teórico dado pelas diferentes abordagens de pensamento ao longo do tempo, tendo por objeto de estudo a questão racial, este trabalho vem demonstrar a influência do momento histórico, com seus aspectos políticos, econômicos e culturais, enfim, sociais em geral sobre as conclusões obtidas. Mais do que nunca mostrando a relatividade da verdade e a influência dos aspectos sociais, políticos e econômicos na construção do saber em ciências humanas que, de modo geral, não parece isento do maniqueísmo enraizado nos construtores de conhecimento.
Autor:
Gilberto Brandão Marcon e Liana Maria Sálvia Trindade; Luciano Ferreira da Silva; Josimildo José da Silva
Formato:
pdf
Tamanho:
108 KB
Enviado por:
Gilberto Brandão Marcon
Enviado em:
21/05/2023
Reeditado em:
02/10/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.