As faces do Positivismo Criminológico: O criminoso nato de Lombroso e a sua correlação com o conto “O Alienista” de Machado de Assis.

Sinopse
Este ensaio apresenta o conceito de Positivismo Criminológico, com análise de seu contexto histórico e menção a um de seus personagens principais, o médico italiano, Cesare Lombroso. Trata-se de um estudo sobre criminologia positivista correlacionando às teorias de Cesare Lombroso, descrita em sua obra “O Homem Deliquente”, com a obra “O Alienista”, do escritor brasileiro Machado de Assis. O estudo consiste de uma análise da literatura como um saber que também se indaga sobre o seu tempo e questiona a verdade e o poder estabelecidos. Contará com apontamentos de escritores e de estudiosos do tema, seja na área criminal, médica ou literária com ênfase à realidade do Brasil e do mundo na virada do século XIX ao XX.
Autor:
Renata Rodrigues
Formato:
pdf
Tamanho:
215 KB
Enviado por:
Renata Rodrigues
Enviado em:
02/05/2013
Reeditado em:
15/05/2013
Classificação:
seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.