RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS: ANÁLISE DA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO MEDIANTE A UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Sinopse
RESUMO O estudo realizado partiu da observação da professora-pesquisadora no contexto escolar sobre as dificuldades dos alunos em se relacionarem com seus pais. Com o apoio da unidade escolar, foi realizado um projeto pedagógico na área da educação física que tinha como proposta criar condições para que pais e filhos brincassem juntos e realizasem as atividades lúdica. Este projeto ocorreu aos sábados com duração de quarenta minutos e teve como objetivo geral investigar as possibilidades de um projeto com atividades recreativas inserida no contexto escolar possam contribuir para a melhoria do relacionamento sócio-afetivo entre pais e filhos. A pesquisa realizada assume a característica de ser uma pesquisa descritiva, pois verifica características de uma determinada população e, de acordo com os procedimentos metodológicos caracteriza-se como uma pesquisa-ação. O levantamento bibliográfico apresenta a importância da criança desenvolver-se por completo nos aspectos cognitivo, social, afetivo e motor, vinculado à atividade pedagógica a ser desenvolvida forma prazeiroza entre pais, professores e crianças entre 3 a 6 anos. A pesquisa de campo é composta por cinco encontros no período de abril a junho de 2006 e contou com a participação de dez famílias sendo vinte e sete pessoas entre mães, pais e crianças de 3 a 6 anos. A análise documental foi viabilizada pela filmagens, fotografias, relatórios de observação sistematizados, fichas avaliativas das aulas realizadas, questionários
Autor:
Fabiana Gouvêa e Lidiane Tavares Salvador
Formato:
pdf
Tamanho:
676 KB
Enviado por:
Fabiana Gouvêa
Enviado em:
27/04/2021
Classificação:
seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.