Criacionismo e Evolucionismo na perspectiva teológico-filosófica (2008)

Sinopse
Esse artigo tem como objetivo apresentar o criacionismo e o evolucionismo a partir das visões da teologia e da filosofia. Nesse sentido, pretendemos discutir como a teologia da criação coloca a questão a partir dos textos bíblicos – textos que apresentam a revelação divina para a humanidade, especialmente o Livro do Gênesis. Criticamos o fundamentalismo como uma doutrina dogmática que no propósito de voltar às coisas como elas são de fato – como se o tempo pudesse parar na história da humanidade – fecha-se ao diálogo com a ciência contemporânea, esvaziando os seus próprios argumentos sobre as suas verdades. Apresentamos o evolucionismo tendo como marco temporal e conceitual as repercussões das pesquisas publicadas por Charles Darwin no livro On the Origin of Species, de 1859. Discutimos as conseqüências do evolucionismo fundamentalista e hermético, que leva à negação da existência de um ente supremo (o tema da existência de Deus é tão antigo quanto a humanidade).
Autor:
DANILO ARNALDO BRISKIEVICZ
Formato:
pdf
Tamanho:
909 KB
Enviado por:
DANILO ARNALDO BRISKIEVICZ
Enviado em:
15/11/2008
Classificação:
seguro