Antífona, de Cruz e Sousa e Profissão de Fé, de Bilac - Um paralelo entre Simbolismo e Parnasianismo

Sinopse
Apresentação O poema inaugural da obra de Olavo Bilac, “Profissão de Fé”, em que compara o poeta a um ourives, que trabalha detalhadamente sua jóia, foi usado pelo autor para demonstrar seu credo no Parnasianismo. Bilac preocupou-se em defender a correção da língua e do verso. O poema “Antífona” de Cruz e Sousa possui referências à Alquimia Espiritual. O uso constante de expressões como alvas, formas brancas, iluminadas, fazendo alusão ao sol de ouro, onde as formas são de uma brancura e clareza ímpar, onde tudo é iluminado, mostra essa referência. Dois poemas. Dois estilos diferentes. Controvérsias marcantes. Nestes poemas nada do que é colocado podemos levar ao pé da letra. Os autores sugerem algo. Faz-se uso do maior poder do ser humano: o de pensar. Nada nesses poemas são impostos. São sugeridos. Que bom! Ao meu ver, impor algo onde todos aceitem sem qualquer restrição é extremamente prejudicial para o exercício do livre pensar e livre expressar.
Autor:
Vera Barberino
Formato:
doc
Tamanho:
88 KB
Enviado por:
Vera Barberino
Enviado em:
08/12/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.