"Interaçao do Professor e do Aluno na Aprendizagem da Lingua Portuguesa no Ensino Medio"

Sinopse
Neste estudo procura-se caracterizar a interaçao do professor/aluno na aprendizagem da lingua portuguesa no ensino medio, destacando o papel da comunicaçao docente como preponderante a configuraçao desse ambiente. Este trabalho nao busca sugerir opçoes metodologicas para o ensino de lingua portuguesa, mas como um trabalho de cunho afetivo, resultou em reflexoes a respeito da comunicaçao do professor, em contextos formais de ensino e do papel que a comunicaçao do professor exerce nesse contexto. O que se sugere nessa proposta de interaçao afetiva com os alunos é uma reinterpretaçao da abordagem psicosssocial embutida em uma concepçao de comunicaçao voltada para o entendimento, ou em outras palavras, para um agir comunicativo. O perfil do professor comunicador surge, nesses contexto, como uma alternativa para uma açao didatica amorosa de entendimentos, visto que lança a discussao e a reflexao a partir de alguns conceitos psicologicos de Piaget e Vygotsky.
Autor:
Solange Gomes da Fonseca
Formato:
doc
Tamanho:
27 KB
Enviado por:
Solange Gomes da Fonseca
Enviado em:
22/03/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.