MOSAICO DA INFÂNCIA: EDUCANDÁRIO DA EXISTÊNCIA

Sinopse
O artigo objetiva apontar imagens do imaginário da infância e sua relevância na esfera da educação. O mosaico da infância chama pelos arquétipos, mitos e poesias relacionados à fase do ser criança e da infância. A poesia de Gilberto Brandão Marcon se constitui neste artigo como o viés labiríntico, a ponte na qual se ligam as fases da vida, para onde convergem inspirações de infância. Buscou-se produzir um texto com certo cunho experimental e vivencial, abordando a questão da educação a partir do encontro de pontos cruciais que foram sendo tecidos e embasados nas teorias filosóficas, psicanalíticas, nos meandros das linguagens poéticas, assumindo expressamente a vivência poética na tentativa de construir material pedagógico com desenvolvimento também científico, dialogando com intensidade por conta da proposta de comunicação da mensagem veiculada a respeito das questões que envolvem a infância no cotidiano multifacetado. Chamam a atenção arquétipos como o da Grande Mãe, o da Infância, o da Persona, o mito de Huldra ou do Invisível.
Autor:
Gilberto Brandão Marcon e Luzia Batista de Oliveira SILVA
Formato:
pdf
Tamanho:
181 KB
Enviado por:
Gilberto Brandão Marcon
Enviado em:
21/05/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.