Desenho e Escrita

Sinopse
Desenho e Escrita O desenho começa com uma escrita e a escrita como um desenho. Com o tempo a criança cria formas de diferenciação entre um e outro. O desenho favorece a expressão de uma ideia,contribui para a construção da escrita,pode ser mediador entre o eu da criança e o mundo. O interesse pelos desenhos infantis começou segundo Meredieu (1994), no fim do século XIX, período em que as crianças começaram a ter acesso ao papel e ao lápis, materiais até então muito raros. E de uso restrito. Antes disso,as crianças desenhavam,no chão e nas paredes usando gravetos ou pedaços de carvão. Entre 1880 e 1900, surgiram os estudos do artista italiano Corrado Rizzi, que viu em uma parede desenhos feito por crianças. Intrigado com aquelas figuras desajeitadas,ele começou a refletir sobre a diferença entre a arte das crianças e dos adultos.Em 1887,Rizzi publicou A arte das crianças pequenas,livro que sistematizou os estudos sobre desenhos infantis e despertou o interesse pelo assunto. Em 1907, o sociólogo Probst estudou os desenhos de crianças muçulmanas, sob influencia de evolucionismo de Spencer, comparando-os com os dos povos primitivos, o que lhe rendeu duras criticas do historiador francês Jean-Pierre Rioux. Em 1926, a primeira psiquiatra a utilizar o desenho na cura de crianças e a teorizar sobre essa utilização.Sophie Morgenstern,pesquisou os traumas que provavelmente uma criança de 9 anos teria por ter sido mutilada.Esses traumas acreditava,poderiam ser desvendados pelos desenhos feitos pela criança. Os desenhos das crianças interessam às diversas áreas do conhecimento, principalmente à psicologia, que reconhece as intenções da criança ao representar a realidade. o estudo de Luquer (1969) sobre o desenho infantil apresenta cinco estágios para seu desenvolvimento: 1. Realismo fortuito:a criança faz marcas no papel sem a intenção de representar a realidade,significa um treino da coordenação motora e um prazer sinestésico; 2. Desenho voluntario:a criança tema intenção de representar suas ideias por meio do desenho,apesar de não ser,em um primeiro momento compreendida pelo adulto; 3. Incapacidade sintética ;a criança começa a representar os objetos os objetos de diferentes formas e,segundo Piaget (1989),se preocupa com os aspectos topológicos dos objetos (noções de dentro/fora,perto/longe etc.) 4. Realismo intelectual:os desenhos já apresentam as formas próprias dos objetos reais. 5. Realismo visual:a criança mostra uma relação entre os objetos desenhados. Segundo Mèredieu (1994), no entanto, ao nomear o desenvolvimento do desenho da criança, por exemplo, ”como realismo fortuito”, Luquer atribuiu ao trabalho infantil à inabilidade motora e a falta de atenção. O trabalho só estará acabado quando puder ser compreendido por uma visão adulta.
Autor:
Su Aquino
Formato:
pdf
Tamanho:
463 KB
Enviado por:
Su Aquino
Enviado em:
15/09/2012
Classificação:
seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.