DESAFIOS PARA O PROFESSOR ALFABETIZADOR NA ATUALIDADE: ALFABETIZAR LETRANDO

Sinopse
O presente estudo tem como finalidade investigar os desafios do professor alfabetizador na atualidade para alfabetizar letrando. Este trabalho buscou apresentar avanços teórico-metodológicos na área da alfabetização e letramento destacando a importância da articulação entre teoria prática neste processo. O estudo das teorias de Magda Soares, Cagliari, Paulo Freire, Emilia Ferreiro entre outros, possibilitou um conhecimento teórico que serviu alicerce para a fundamentação dos conceitos relacionados ao alfabetizar letrando. Pretende-se discutir o fenômeno do letramento, diferenciando-o do processo de alfabetização que muitos ainda insistem em realizar, bem como fazer com que os profissionais da área educacional reflitam sobre sua prática pedagógica, atualizando-se em termos de novas teorias.Verifica-se que não se pode pensar em alfabetização, distanciado das práticas de letramento, pois uma completa a outra.
Autor:
MÁRCIA GOMES DOS SANTOS
Formato:
doc
Tamanho:
129 KB
Enviado por:
MÁRCIA GOMES DOS SANTOS
Enviado em:
16/04/2013
Classificação:
seguro