Reinventando Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos Surdos: um Relato de Experiência
Sinopse
Em virtude da parcimônia de trabalhos pedagógicos calcados em uma perspectiva étnico-racial (Lei nº 10.639/03) na educação de jovens e adultos de uma escola bilíngue para surdos, na cidade de São Paulo, desenvolveu-se uma experiência pedagógica pautada na promoção e na valorização da diversidade étnico-racial; em articulação com a temática da surdez, dada a constituição bilíngue da Unidade Escolar. Participaram do projeto três turmas de Ensino Fundamental II do período noturno. Em uma perspectiva freiriana, realizaram-se ações pedagógicas interdisciplinares empenhadas em garantir uma diversidade epistemológica não-hegemônica com ênfase para as categorias racialidade e surdez. A sensibilização inicial apoiou-se no filme “Es-trelas Além do Tempo” (2016). O tempo de duração foi de um bimestre e envolveu as disciplinas de Ciências, Matemática, Português e LIBRAS. Os resultados revelaram as baixas expectativas profissionais e escolares que os educandos mantêm.
- Autor:
- Viviane Mirandaa e Dario Leite Resende; Climéria dos Santos Cordeiro
- Formato:
- Tamanho:
- 955 KB
- Enviado por:
- Viviane Mirandaa
- Enviado em:
- 03/09/2017
- Classificação:
- seguro