ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Sinopse
Considerando a base legal referente a acessibilidade linguística
para pessoas surdas, Lei nº 10.436/2002, Decreto nº
5.646/2005 e Lei nº 13.146/2015, dentre outras, foi desenvolvida
uma experiência pedagógica na educação de jovens e adultos
de uma escola bilíngue para surdos, na cidade de São Paulo. O
objetivo principal foi a promoção dos múltiplos letramentos e da
igualdade racial em articulação com a temática da surdez, dada
a constituição bilíngue da Unidade Escolar (Decreto Municipal nº
52.785/11). Participaram do projeto três turmas de Ensino
Fundamental II do período noturno. Em uma perspectiva
freiriana, realizaram-se ações pedagógicas interdisciplinares
empenhadas em garantir uma diversidade epistemológica nãohegemônica
com ênfase para a acessibilidade linguística e para
os múltiplos letramentos. A sensibilização inicial apoiou-se no
filme “Estrelas Além do Tempo” (2016) e no Jornal Primeira Mão
em LIBRAS. O tempo de duração foi de dois bimestres e
envolveu as disciplinas de ma
- Autor:
- Viviane Mirandaa e Resende
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- Tamanho:
- 794 KB
- Enviado por:
- Viviane Mirandaa
- Enviado em:
- 09/01/2019
- Classificação:
- seguro