Resenha-"Nise:O Coração da Loucura"

Sinopse
O filme “Nise: O Coração da Loucura”, dramático e baseado em fatos reais, foi dirigido pelo cineasta Roberto Berliner e lançado em 2016. Estrelado por Glória Pires que interpreta Nise, uma psiquiatra dos anos 50 que, ao entrar em um hospital onde tratavam os pacientes esquizofrênicos por choques elétricos e lobotomias, foi transferida para o setor abandonado de Terapia Ocupacional por ser contra ao tratamento utilizado. Nesse espaço, junto a enfermeiros, ela consegue tratar os pacientes através da arte, que acabam evoluindo gradativamente, revolucionando a psiquiatria no Brasil. Nise de Silveira, foi à única médica mulher no hospital que tratou os pacientes da forma mais humanizada. Um dos pontos positivos foi como representaram tão bem a realidade da época, a atuação de Glória Pires foi impecável, brilhou em todas as cenas. O que deixou a desejar foi à enfermeira Ivone Lara, que poderia ter sido mostrada um pouco mais, pois ela teve um papel fundamental na passagem de Nise. No setor onde os pacientes produziram as artes, os ajudaram tanto realiza-las que serviu como pesquisa e estudo para doenças mentais. A partir disso, Nise inaugurou o Museu de Imagens do Inconsciente, que está presente no Rio de Janeiro até hoje. Portanto, compensa muito assistir esse filme, pela história emocionante e precisa, e por te faz pensar sobre a importância de pessoas como Nise de Silveira em nossa sociedade.
Autor:
Liz Maia
Formato:
pdf
Tamanho:
60 KB
Enviado por:
Liz Maia
Enviado em:
28/03/2021
Classificação:
seguro