342-FADISTA AMÁLIA RODRIGUES EM 91 TROVAS E 13 ACRÓSTICOS

342-FADISTA AMÁLIA RODRIGUES EM 91 TROVAS E 13 ACRÓSTICOS

1-Belo Horizonte, em Março,

ano de dois mil e um,

aos poetas, meu abraço,

e aos presentes, um por um.

2-Escrevo por meio desta

Carversos que vão saudando...

Versos levo em qualquer festa,

todo o ambiente alegrando.

3-Autoridades, Senhores

minha presença renova

para a trova, mil louvores,

na verdade que comprova.

4-Dos ventos de Portugal

nasceu a mais linda voz,

sua musa é sem igual,

valorizada por nós.

5-Essa Amália Portuguesa

na terra soube encantar,

do infinito, com certeza,

ensina o vento a cantar.

6-Dividiu a inspiração

em sua incansável lida,

ao mundo, por vocação

cantora, por toda a vida.

7-Quando a saudade, de leve,

vai chegando pelos ares,

a voz de Amália me envolve

com seus suaves cantares.

8-O mundo de sul a norte

quando a ouve, se extasia,

como bandeira é suporte

na beleza e na poesia.

9-Simples e inteligente,

ela não tem sucessora,

criativa e envolvente

do fado, ficou Senhora.

10-Sem poder e sem riqueza,

na vida só fez o bem,

transcendeu sua beleza

e o amor do mundo também.

11-Seus prêmios e distinções

são tantos, nem vou citar,

tantas condecorações

o mundo pode provar.

12-Portugal, Espanha, Itália,

Líbano, Toronto, França,

a sua maior Medalha,

é uma dourada lembrança.

13-E Portugal canta a glória,

na fama mostra seus Fados.

Amália deu para a história

suas fotos e seus fatos.

14-Amália, cantando deu

voz para a alma portuguesa,

a luz do fado acendeu

Divina voz, com certeza!

15-A tristeza e suavidade

refletidas nas canções,

revelam privacidade

fadista, das emoções.

16-Seus discos, reconhecidos

em qualquer parte do mundo,

por certo, sempre vendidos,

revelam o viver profundo.

17-Tímida, por natureza,

não aceitava ser mito,

por sua voz e beleza,

muitos exemplos eu cito:

18-Raramente visitava

amigos... nem os queridos.

Coquetéis, não freqüentava:

-“Mostram corações partidos”.

19-Que dia, Amália nasceu,

a primeiro ou vinte e três?

Que foi em julho já sei,

comprovado, de uma vez.

20-Nascida na Beira-Baixa,

pela Avó foi educada.

Aos nove, recebe a faixa,

na Escola foi premiada.

21-Amália foi bordadeira.

mais tarde fez “rebuçados”

e bolos.Trabalhadeira

amiga dos empregados.

22-Em loja, no Cais da Rocha,

de “souvenirs”, vendedora.

Primeira vez, lá na Marcha

de Alcântara, foi cantora.

23-Trinta e nove! Na Severa,

Casa importante do Fado

iniciou uma nova era,

com fadistas ao seu lado.

24-Em quarenta, uma atração:

Teatro Maria Vitória,

primeira Revista: ação

que iniciou sua glória.

25-Madrid! Em quarenta e três,

convite do Embaixador

Pereira, e naquela vez,

mostrou na voz, sua dor.

26-Quarenta e quatro! Brasil!

Casino : Copacabana,

por três meses a aplaudir

Rio de Janeiro, ufana!

27-Ela tem tudo de Dama:

a boca, o corpo e a postura.

Todos os passos da fama

e a vida eterna, futura.

28-Para o público e a artista

houve comunhão total.

Amália, a maior fadista

não é lenda ! É bem real!

29-Em sessenta e oito canta

com Vinícius de Moraes

e aos brasileiros encanta

com fados tão divinais.

30-Ricardo Espírito Santo,

amigo, na realidade,

mas o “boato” foi tanto,

sem ter nada de verdade.

31-Em noventa e sete, em Cannes

encontra o “Rei Brasileiro”

com Roberto Carlos canta

a Aquarela Brasileira.

32-Virgílio Bastos sofria.

De Amália era companheiro:

-Estás triste, ela dizia,

adianto-lhe algum dinheiro...

33-Amália deu de comer

ao pedinte português,

espantou muito sofrer,

muita caridade fez.

34-Da Alfama, Olívia Maurício

para Amália trabalhava.

Recorda, que desde o início:

-”Simplicidade, esbanjava”.

35-No teatro ou no cinema,

em disco ou televisão,

Amália é sempre um diadema-

brilhantes em profusão.

36-Pelo filme:”Fado, História

duma Cantadeira”, a Ana

Maria, põe na memória

onze Fados para a fama.

37-”Les Amants du Tage”, vão

o Tejo valorizar.

“Barco Negro e Solidão”

são fados! Fazem chorar!

38-”Las Canciones Unidas” traz

uma “Casa Portuguesa”.

Estréia em Lisboa faz

bela marca portuguesa.

39-Amália em “Fado Corrido”

é a Maria do Amparo.

“Gaivota” é um fado bonito

é jóia de peso raro.

40-Amália em “Sangue Toureiro”

é a Maria da Graça.

“Amor sou tua” é o primeiro

fado que encantou a massa.

41-”Coimbra e Canção do mar”

são do “ABRIL em Portugal”:

com primavera pra amar

um toureiro, sem igual.

42-Desde o Olympia de Paris

ao seu “Canecão” no Rio

soube ultrapassar os mares,

ter aplausos e arrepio.

43-No Mocambo de Holywood,

no “Massey Hall” de Toronto,

o seu sucesso não muda

leva sempre o “preto manto”.

44-No “Phillarmonic Hall,”

em Nova Iorque, sucesso,

cantando Fados, “For All”

o mundo quis seu acesso.

45- Canções, Fados, projetaram

”Maria Lisboa”, famosa,

filmes, vida valiosa,

a empresários encantaram.

46-Filme de Armando Miranda

“Capa Negra”-premiada:

-”A bicha, quase não anda”,

bilheteria encerrada!

47-Tumulto só resolvido

com bilhete antecipado.

O mito, já percebido

por todos foi consagrado.

48-Leitão de Barros fez filme

“Vendaval Maravilhoso”:

Medalha de Ouro à lume

à voz do fado famoso.

49-Em Caracas, Venezuela,

programando o repertório,

Daniel Maias, fala nela:

-”O seu Fado é obrigatório”.

50-Editor David Ferreira

“a julgou incomparável”

e Portas, sobremaneira:

-“Que mulher admirável”.

52-”Amália é simples pessoa

que não devia morrer”,

Durão Barroso, em Lisboa:

-”Meus shows, eu vou suspender”.

53-Os fados apresentavam

qualidade literária,

todos eles destacaram

emoção extraordinária.

54-”Amália era mãe de todos”

diz Pinto Bastos , fadista:

-”Rainha, de muitos modos

Amália era grande artista”.

55-João Braga, também fadista,

por trinta e três anos, canta.

este gênero da artista

Amália que sempre encanta”.

56-Milagres faz com Paredes,

pelas transfigurações:

-Amália lançando as redes

pesca “LUZ” para as canções.

57-Em “Seis de Outubro”- Toronto:

“Dia oficial de Amália”:(desde 1985)

o “show” sempre fica pronto,

para o mundo maravilha.

58-”El País”, Jornal da Espanha:

-”Idiossincrasia lusa”

demonstra uma força estranha

do LUTO que Amália usa.

59-Triste é o dia “Seis de Outubro.”

Ano de noventa e nove!

Na Televisão, me lembro

a notícia me comove! –

60-Oito países lusófonos

ficarão sempre, enlutados:

Por que não serão os mesmos,

sem Amália, com seus fados.

61-Rio Tejo, tuas águas

transportam um mar de tristeza,

já não comportas-deságuas

triste , em língua portuguesa.

62-”Primeiro veio a surpresa

depois a dor e o vazio”.

Sem Amália, com certeza,

são lágrimas, este Rio.

63-A fadista japonesa

que é Hideko Tsukida,

chora pela portuguesa

sua fadista querida.

64-”Recatada quanto à vida”,

diz Manuel Brito, tristonho,

Amália cantava em vida

platônico e triste sonho.

65-Rita Machado, a afilhada,

recorda o “bom coração”,

chora a triste despedida

da madrinha,com emoção.

66-Amália não morrerá!

Francisco Nicholson, autor,

-”Não desaparecerá”,

diz ao amigo escritor.

67-Diz-nos Fernando Girão

-”Bela voz! É extraordinária:

No Fado, Amália é canção,

é uma figura lendária”

68-É uma “Mulher de Carisma”,

diz Simone de Oliveira.

Vista sob qualquer prisma

encanta a platéia inteira.

69-Amália, sempre educada,

do Ministro ou Varredor

tímida, bem calada,

respeitava por amor.

70-”Maior artista do Século”

declara Antonio Chainho

seu guitarrista, com orgulho:

-Vi os aplausos e o carinho.

73-Manuel Carrilho bendiz

“a voz do século vinte”

é imortal e portuguesa

tem voz, beleza e requinte

74-Carlos Carvalhas reclama:

-Que pena, “a voz singular”

que teve no mundo a fama

hoje no céu foi cantar.

75-Diz Jack Lang, o francês,

ex-Ministro da Cultura:

-Perde o povo português

“Voz sensual”, triste murmura.

76-Nosso Caetano Veloso

e músico brasileiro,

fala de Amália saudoso

de um ídolo “Ser inteiro.”.

77-”Amália, uma embaixatriz

da música portuguesa”

diz Pelé:-Morre uma atriz,

voz do Fado, com certeza.

78-”Idolatrada e amada”

diz Sarney, ex-Presidente,

no Brasil, será lembrada

era do Fado expoente.

79-Tinha, e Portugal afirma

“ uma garra excepcional”,

Mário Soares confirma:

“era a voz de Portugal”.

80-As mensagens mundiais

revelam o forte poder

de Amália, entre os imortais

só basta ver para crer.

81-Do Bairro Alto à Madragoa

choram por filha querida,

Ficou mais pobre, Lisboa

sem o Fado de uma vida.

82-Aos setenta e nove anos

em casa, morre a fadista

e minha mãe, tantos anos,

cantou fados desta artista.

83-Cemitério dos Prazeres!

Lenços, na hora do adeus!

Fados e muitas flores!

Amália visita Deus!

84-Na Basílica, a pedido

de Amália, cantou-se “O Grito”.

Cortejo triste, partido...

Pôs-se a Bandeira, no Mito.

85-Com as honras do Presidente

Jorge Sampaio, assistiu

toda a multidão presente,

de Amália, se despediu.

86-Portugal perdeu a voz.

Lisboa, a filha perdeu ,

mas Amália desta vez

a sua morte venceu.

87-Saramago, reconhece

“esta ligação profunda”.

Sei que chorar me apetece,

Amália, entristece o mundo.

Morre a Rainha do Fado

e da Nação Portuguesa.

Morre quem mostrou ao mundo

imortal voz portuguesa!

88-Amália não morrerá

entre as emoções jamais

na voz permanecerá

seu fado para os anais.

89-No Mosteiro dos Jerônimos,

enterrada em Lisboa,

Amália, brilha entre os gênios,

junto a Camões e Pessoa.

90-Senhoras e meus Senhores,

Já não posso alongar mais.

De Amália e seus esplendores.

falaria muito mais.

91-E agora lembrando o Fado,

para abafar o meu pranto

ponho a tristeza de lado:

-Viva Amália que amo tanto!

Finalmente “Tenho dito:”

a todos, meu OBRIGADA!

BELO HORIZONTE, 28 DE JUNHO DE 2004

Excertos da Palestra proferida na ACADEMIA NEVENSE DE LETRAS - MINAS GERAIS, BRASIL.

---***---

AMÁLIA RODRIGUES,

o maior ícone da música portuguesa,

em ACRÓSTICOS

1:Amália, “uma cantadeira”

Muitos aplausos ganhou:

”Ana Maria”, do filme,

Linda história nos mostrou.

Inspiração do Vieira...

A plátéia a consagrou.

2:Rainha, Deusa do fado,

Orgulho de Portugal,

Deixou saudade e passado

Remoendo a dor fatal.

Inspirado Rouxinol,

Guardou segredos no fado;

Um mito: sol, no infinito,

Estrela, brilhante, ardente,

Seus raios são do arrebol.

3:Amália, tem festa especial

Muito famosa em Toronto:

A lei diz “Dia de Amália”...

Liberado em Seis de Outubro.

Imortalizada em vida

Aplaudida, de pé...se avalia.

4:Ao dar de beber a dor

Multicolor nos vitrais

A estranha forma de vida,

Líquida em tristes beirais,

Inundou a trilha vencida,

Arquivada nos anais.

5:Ao cantar de olhos fechados,

Marca eterna da Fadista,

Ao presente intemporal

Liga sons ao guitarrista,

Idiossincrasia oral:

Amália é mito real.

6:Ao teu olhar firme, ardente,

Manhã de sol, mar sem fim

A espera da brisa quente;

Laça o universo... o infinito,

Isóclinos corpo e mente

Atam um mistério, ao fim.

7:Ao eleger a Esperança

Madrinha da Perfeição,

A linda voz sempre alcança

Limite em tom especial,

Instrumental vibração,

Artesanal, exclusiva.

8:Amália aos fados e fatos,

Mais famosa ainda ficou:

A SEVERA dos quatro ATOS

Lançou-se à Terra e encantou!

Inspirado Júlio Dantas

Ao drama se realizou!

9:Ao Rio, bem recebida!

Muitos vestidos bordados

A ouro... ricos à vida,

Levam à Fada dos Fados!

Impressionante Voz de Ouro,

Ao Brasil se consagrou.

10-Ao fraternal caminhar

Mãos dadas a curtos passos,

As irmãs, a passear,

Laços fortes vão atar,

Ídolos comuns abraçar:

Ao Manolo e Carmem Amaya.

11:Aplausos tocam bem fundo

Multidões que pedem mais!

Além deste olhar profundo,

Luz dos Fados desiguais,

Indefinidos ao mundo

Alcançam sonhos reais.

12:Ao som desta Portuguesa,

Mãos dedilham emoção...

Afinados à tristeza,

Linguagem impõe intuição,

Imagem que põe certeza:

Alcandorada missão!

13:Ao cantar à sua maneira,

Maior tristeza nascia

Ao peito sobremaneira:

Lume, em Camões, que o Fado

Insinua o sentimento,

Ao nascer sem alegria!

Observação (1)

Todos estes POEMAS-ACRÓSTICOS COM FOTOS da IMORTAL DEUSA DO FADO estão em EXPOSIÇÃO PERMANENTE,

no RESTAURANTE PORTUGÁLLIA,

nas paredes da SALA AMÁLIA RODRIGUES,

em 14 quadros com moldura de vidro,

TAMANHO 0,20m X 0,28m.

Belo Horizonte-MG-Brasil, 28 de junho de 2004

---***---

BIBI FERREIRA

Poema-Acróstico

Bibi Ferreira, a “Diva”, Atriz Imortal,

Interpretando em voz castiça, portuguesa,

Bela Amália Rodrigues, internacional:

Interagem coração e talento, com certeza.

Famosa Deusa do Teatro Musical,

Emociona e, de pé, distingue a palma!

Realiza sonhos, em noite sensacional.

Reporta pensamentos e espíritos acalma.

Elegante Estrela da maior magnitude,

Irradia luz e liberdade na expressão.

Restaura a emoção no palco em solitude,

Alegrando o público, diante da solmização.

Observação (2) Este poema – acróstico foi entregue à atriz e diretora BIBI FERREIRA, na estréia de seu espetáculo “SHOW BIBI VIVE AMÁLIA”, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, dia 16 de agosto de 2002.

RESTAURANTE PORTUGÁLLIA

Acróstico de inauguração do Cantinho da Amália Rodrigues, com a presença de 25 Guitarristas Portugueses, da Tuna de Famalicão-Portugal.(*)

Romântico, “Além da Paixão”

Espaço de jantar à luz de velas,

Saborear o “Melhor Bacalhau”.

Tem sempre uma Premiação!

Assina cento e cinqüenta receitas:

Utilitário cardápio internacional.

Reporta à culinária lusitana,

Azeite servido em originais almotolias.

No ambiente, poesia, fotos e pratos

Temperados ao apetitoso ponto.

Exulta o Fado e a Canção Portuguesa.

Portugállia canta a glória -

Orgulho de Portugal!

Resgata fatos da história,

Tradicional Culinária!

Une luso-brasileiros,

Ganha fama a cada dia!

Amália no seu CANTINHO,

Lança olhar firme, vibrante;

Irradiando a alegria,

Agradece ao VISITANTE.

Belo Horizonte, 28 de novembro de 2000

Inauguração da SALA AMÁLIA RODRIGUES

Restaurante Portugállia.

Observação (3)

1)Palestra na UBT-BH

Belo Horizonte, 11 de fevereiro de 2002.

2)Palestra no Elos Clube de Belo Horizonte-

-Jantar Convívio :15 de Outubro de 2002

3)Na Arcádia de Minas Gerais:

Belo Horizonte, 10 de Outubro de 2002.

4) Palestra na Academia Nevense de Letras

de Ribeirão das Neves,26 de junho de 2004.

BH-MG-Brasil.

ORIGEM DOS ACRÓSTICOS

Acróstico-didático

O acróstico é uma poética composição

Rimada, na qual, livremente ou não,

Impõe um conjunto de letras iniciais

Garantidas mediais, cruzadas ou finais,

Em que a leitura vertical ou diagonal

Muitas vezes forma uma palavra ou frase.

Desde os Séculos V e VI, nos oráculos,

O grego Epicarmo já fazia acrósticos.

Surgia também nos epigramas funerais.

A frase “Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador”

Contém o mais célebre acróstico”ICHTHYS”

Realmente escrito no século IV :”PEIXE”

O maior símbolo místico do Cristianismo;

Sua autoria foi atribuída a Lactâncio e Eusébio.

Tantos por Ênio-em Roma.Comodiano de Gaza,

Idade Média, e os feitos na poesia métrica latina.

Com Hinos na poesia inglesa de John Davies

Os adeptos portugueses :Camões, Garcia Rezende...

Sinal Acadêmico do Pe. Antônio de Oliveira, Edgar Pöe.

Belo Horizonte, 10 de fevereiro de 1985.

---***---

Homenagem do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa.

silumotta@hotmail.com

www.virtualismo.com.br

www.recantodasletras/autores/silviaraujomotta

Ver poema Número 339:FADISTA MARIA ALCINA,divulgado:

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?categoria=Q&id=3146

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 07/03/2006
Reeditado em 10/03/2006
Código do texto: T120134
Classificação de conteúdo: seguro