Trovas ou quadras

A forma fixa de poesia popularmente chamada de quadrinha ou trova compõe-se de quatro versos (dai vem o nome). Com rima obrigatória ente o segundo e o quarto +verso. A medida mais comum de uma quadrinha é o verso de sete sílabas, redondilha maior, e sua riqueza temática são notáveis. É a forma preferida da lírica popular e a mais frequente no nosso folclore.

São formas de expressões simples criadas pelo povo. Caracterizam-se por possuir rimas muitas vezes imperfeitas e escritas muitas vezes incorretas. Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de cunho popular. São usadas para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios com temáticas sobre o amor, a valentia, a presunção, a melancolia, etc.

Chamamos de Redondilha Maior o verso com sete sílabas poéticas, e de Redondilha Menor os versos de cinco sílabas.

Cor/re/ sem/ ve/la e/ sem/ le/me

É o nome dado, a partir do século XVI, aos versos de cinco ou sete sílabas (saiba mais sobre a contagem de sílabas em poemas). São classificadas quanto ao número de sílabas:

5 sílabas – redondilha menor – versos pentassílabos

7 sílabas – redondilha maior – versos heptassílabos

Escansão: Como fazer a separação e contagem de sílabas poéticas? Escandir é fácil!

Resumindo pra facilitar: faz-se a escansão pela contagem dos sons dos versos (diferente das sílabas normais), até a última sílaba tônica.

Exemplificando:

Mi / nha / ter / ra / tem / pal / mei / ras – 7 sílabas

(desconsiderando-se o “ras”, que é átono – ou seja, tem o som mais fraco que o “mei”, que é a última sílaba tônica)

OBS.: Quando em um verso uma palavra terminar por vogal átona e a palavra seguinte começar por vogal ou H (que não tem som, portanto não é fonema, mas uma simples letra), pode ocorrer uma elisão – as duas aparentes sílabas são contadas como uma só. Exemplo:

Es /sa / que-es / tou / a / man / do.

(“que-es” pode se contar como uma só sílaba poética neste verso de 6 sílabas.)

É sempre mais importante considerar o som ao escandir.

Um exemplo de redondilha maior é o que Chico Buarque usou na letra de sua música “Paratodos” (a contagem de sílabas em versos deve ir até a última sílaba tônica, desconsiderando-se as posteriores):

“O meu pai e-ra pau-lis-ta”

“Meu a-vô per-nam-bu-ca-no”

“O meu bi-sa-vô mi-nei-ro”

“Meu ta-ta-ra-vô bai-a-no”

“Meu ma-es-tro so-be-ra-no”

“Foi An-to-nio bra-si-lei-ro”

A maioria das cantigas de ninar também foi composta com versos de 7 sílabas (heptassílabos).

1 -

Se meus suspiros pudessem

A teus ouvidos chegar,

verias que uma saudade

é bem capaz de matar.

2 -

Não sei se é fato ou se é fita

Não sei se é fita ou se é fato

O fato é que ela me fita

Me fita mesmo de fato.

3 -

Mexerico sabe tudo

Mora na porta da rua

Sabe da vida dos outros

porém não sabe da sua

4 -

Da vida eu quero ter

Pé bem firme em leve dança

Com todo saber do adulto

E todo Brincar de criança

Sandra Ferrari Radich
Enviado por Sandra Ferrari Radich em 02/06/2013
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