Catramonzeladas Literárias!...


Crônicas da Emigração - "Catramonzeladas Literárias",  é um sub-título escolhido por mim há muitos anos atrás ainda no tempo em que eu vivia em Angola. Foram quase 11 anos como civil e também como Militar.
​Aliás a primeira vez que eu escutei e discuti sobre este verbete "catramonzelada" foi na conversa com um Sargento do Exército que servia no Quartel General em Luanda, cujo nome se me escapa já da memória!...
Sei apenas, aliás me lembro só que ele era "Daltónico" e era do Alentejo!... Para tirar a cor certa na hora de escrever com esferográfica ele escrevia nelas: vermelho, azul, preto, verde etc...
Muitos anos depois,  e já como Emigrante no Brasil eu recebi um convite para participar de um determinado Forum na Internet para versejar temas ligados à Politica Portuguesa no período imediatamente anterior e posterior ao "Golpe de Estado" do 25 de Abril de 1974, ao qual erradamente se deu por alegoria politica conveniente aos "xuxialistas da esquerda" o título histórico de "Revolução dos Cravos"!. E foi esta farsa que eu apelidei e formatei para um outro livro da minha autoria em forma de "glosa literária";  O Código Dá VintchCinco de Abriu-looooooo!... o gógó para gritar;

O Povo Unido nunca jamais foi tão... iludido em massa!
​Naquele tempo, como se sabe, foram jogados na vida errante da amargurada Emigração, mais de 2 milhões de cidadãos Brancos, Negros, Mulatos, Pardos, Mestiços, Hindus,  Asiáticos, Amarelos e...através deste Código, nos transformaram a todos em autênticos Ciganos. Apátridas que somos,  cujas odisseias nós (eu e tantos outros escritores anônimos) procuramos transcrever aqui de forma aleatória e totalmente diferida de qualquer ideologia ou cronologia em seus acontecimentos.
​Enganam-se aqueles que pensam que foram só os Brancos vindos do Ultramar chamados de "Retornados", Não!... Não e não.. . Todos, indistintamente de Raça, Credo ou Cor, fomos todos traídos e aviltados pela classe politica que se instalou, melhor dizendo, se aboletou no poder,  e ainda por aí anda hoje a sugar no sangue de TODOS nós os que vivem dentro e fora do agora chamado Império da CPLP = Comunidade de Países de Lingua Portuguesa.  
Assim, hoje vos trazemos a este Recanto um dos primeiros textos aos quais eu dei o Sub Titulo de "Catramonzeladas Literárias", e porquê?... o que são catramonzeladas da Lingua Portuguesa?

DEFINIÇÃO DO VERBETE:

® “CATRAMONZELADAS LITERÁRIAS” ... catramonzelar é o acto ou efeito do uso da tremonzela, como via de facto para a eventual solução de pré-supostas questões verbais, e/ou escritas, que não interessam nem ao Menino Jesus de Praga!!!...
O uso da tremonzela que, neste caso, gera uma aliteração ao verbo catramonzelar, tem origem na vida rural do interior das terras Altas de Trás-Os-Montes... (e talvez também em outras regiões do Rectângulo Ibérico).
A TREMONZELA É um instrumento agrícola usado pelos agricultores como ferramenta de atracação dos animais às alfaias agrícolas como sejam a charrua, o arado, a grade, etc...

A Tremonzela é uma peça de madeira com um comprimento médio entre 1,50 m a 2,00 metros, que se prende no jugo dos animais e na alça da alfaia que vai ser puxada.
Em situações de extrema necessidade algumas vezes se utilizava para agredir os animais, quando soltos ou desobedientes do comando do Lavrador, e...  quiçás, também às vezes na luta com algum desafecto que, por divergência de opiniões, pudésse vir a causar tal atitude ao chegar às chamadas "vias-de-facto"!...
Por outras palavras; tanto se podia usar como ferramenta de trabalho, como arma de defesa e de ataque!... isto no primeiro sentido do verbete "catramonzelar" como forma de usar a TREMONZELA.
- Uma vez que a maioria das situações relatadas nessa minha colectânea de textos, ela se refere a situações e episódios da vida do redactor, enquanto cronista, eu achei por bem dar-lhe este sub-título nas Crônicas da Emigração que, acredito eu seja inédito dentro do actual vocabulário da LÍNGUA Portuguesa, passe embora os muitos acordos e alterações incluídas durante séculos, ao uso da mesma, desde os primórdios do nascimento da Nação Lusitana e outras da Comunidade Lusófona tendo como Língua Oficial formalmente registrada e aceite pelas demais comunidades globais!
Não raras vezes já nos indagaram sobre a origem da "tremonzela" e nós apenas sabemos que ela existe porque a usámos tantas vezes antes de entrarmos na Emigração logo no início dos anos sessenta do século passado.
​Aliás eu considero ainda hoje a minha entrada na Emigração aos 13 anos de idade,  como uma da mais graves "catramonzeladas" que o destino me deu!
Vos desejo uma boa leitura e até breve...
Silvino Potêncio
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 04/10/2010
Reeditado em 13/04/2018
Código do texto: T2537796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.