Forma Campo 06: A Gestão Democrática nas Escolas do Campo

Gilcelia Santos Ressurreição

1/10 /2023- 20:03

Texto produzido a partir da Live:A Gestão Democrática nas Escolas do Campo. Ministrantes: Priscila Silva, Luis Geraldo

Mediador: Alzineide Pessoa

Uma gestão democrática,garante qualidade de ensino.Paulo Freire afirma (Em Educação e mudança) que não há educação sem amor. Não há educação imposta como não há amor imposto. Quem não ama não entende o próximo e não o respeita.

Precisa conceituar Gestão , Democracia, Escola,Campo diante desta síntese?

Será que cada estudante que aprende numa gestão que dialoga, e tem o diálogo enquanto conteúdo programático, nega ao sujeito um currículo recheado de Sujeito e predicado? O ato mais elementar da educação escolarizada é aprender a ser gente. Pois , é nesta interação que o conhecimento será trocado sem medos,medidas, ameaças.

Segundo Libâneo (2002, p. 87), o principal meio de assegurar a Gestão Democrática da escola é a participação direta dos sujeitos escolares, possibilitando, assim, o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da escola.

Portanto, enquanto docentes, estamos aqui neste diálogo reflexivo sobre o que nos foi apresentado, aprendendo pelo respeito a nossa formação humana, que existem Diretrizes da educação do campo, Princípios de uma gestão democrática, Decretos,pareceres, mas, o que mais existe é o desejo de poder discutir sobre o mesmo sonho coletivamente.

E creio que o que mais nos chamou à atenção, foi compreender melhor a Pedagogia da Alternância, e ter enquanto bandeira de luta nas escolas do Campo, pois o desafio de ter uma proposta educacional, que visa garantir que os jovens do campo cursem os diferentes níveis e modalidades de ensino, uma vez que precisa assegurar a formação humana desses sujeitos e o desenvolvimento do campo com sustentabilidade, não é tarefa fácil.

Porém, mais difícil, é garantir uma gestão de fato democrática, que não se sinta ameaçada quando a comunidade,a associação, os movimentos sociais, a própria comunidade escolar se coloque a disposição pra planejar,projetar a educação numa perspectiva emancipatória.

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 10/10/2023
Reeditado em 27/10/2023
Código do texto: T7905502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.