Forma Campo 09: A BNCC e a contra_hegemonia na Educação do Campo

Texto a partir da Live A BNCC e a contra -hegemonia na Educação do Campo. Apresentação de: e mediação de:

Gilcelia Santos Ressurreição

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Normativo : 1. que estabelece normas ou padrões de comportamento; que determina o que é correto, bom etc.

2.relativo a norma ('regra', 'preceito').

A palavra normativo destaca_se dentre as demais, quando definiram a BNCC, porém, por ter compreendido o significado de gestão democrática, não posso e nem devo aceitar, que um Currículo seja definido como normas, regras, e ainda ser considerado o correto,o bom. Que seja o ditador do comportamento docente frente ao seu trabalho de pesquisa, pois, é o que faz, enquanto planeja as aulas. Dedica_se a um projeto de pesquisa, elabora objetivos, ações, define instrumentos de avaliação. E quando faz análise do diagnóstico da turma, vários estudos de caso surgem no cenário. E não é fácil a partir de diversas problemáticas, planejar um PEI,para cada estudante. Mas,surge no cenário uma Base Nacional Comum, que na verdade é um currículo, recheado de competências e habilidades a serem desenvolvidas. Dizem que é a equidade, pois, todos terão acesso a um único conhecimento, se não aprenderem, os únicos culpados serão discentes inteligentes,mas vistos como robôs programados .

A quem interessa uma política educativa que trabalha pra grandes empresários? As editoras ficam eufóricas com a possibilidade de fazer um livro com menos complexibilidade. Enquanto isso, o professor será um mediador de apostilas didáticas.

Desvalorizando a educação, seus profissionais, os salvadores surgiram no Palco da educação.

Cientes que não somos marionetes, nossa resposta precisa ser não.Desafiar a política educativa que não tem em suas bases a proposta de um cenário de fato participativo. Se permitirmos, estaremos perdendo a nossa identidade docente, diante da comercialização de materiais pedagógicos que serão apenas impressos. Negando a necessidade do docente para planejar conforme a necessidade de cada turma.

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 12/10/2023
Reeditado em 27/10/2023
Código do texto: T7906858
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.