FERTILIZANTES (2) - Obtenção dos adubos fosfatados e potássicos

B. FOSFATADOS:

Os adubos fosfatados provém das rochas fosfatadas naturais. Podem ser usados pelas indústrias tanto os fosfatos naturais brasileiros como os fosfatos naturais importados. Os fosfatos naturais pouco reativos por serem de baixa reatividade precisam ser atacados por ácidos ou submetidos ao calor para tornarem-se produtos solúveis em água.

+ Ácido sulfúrico = Acido Fosfórico

(em excesso)

Rocha

Fosfatada + Acido sulfúrico = SuperfosfatoSimples

Não Reativa

+ Ácido nítrico = Nitrofosfatos

Ácido fosfórico + Amônia = MAP

= DAP

Ácido fosfórico + Rocha Fosfatada = Superfosfato Triplo

a) Superfosfato simples – é o mais antigo dos fertilizantes fosfatados (1840). É de fácil fabricação.

Rocha fosfatada moída + H2SO4 = Superfosfato simples

Espera-se que a mistura se solidifique e “ cure “ (completar a reação) e, então, a massa é quebrada. Possui baixa concentração de fósforo, 20%.

b) Superfosfato triplo - neste caso, a rocha fosfatada moída é tratada com ácido fosfórico (H3PO4). O produto tem mais concentração de P2O5 porque se usa o ácido fosfórico. A reação é semelhante àquela de obtenção do superfosfato simples.

O ácido fosfórico possui 52 a 55% de P2O5. Para obtenção deste ácido submete-se a rocha fosfatada a uma reação com maior quantidade de ácido sulfúrico. Obtém-se o ácido fosfórico e o sulfato de cálcio (gesso). O sulfato de cálcio é separado por filtração. Este processo é “chamado “ processo úmido “.

c) Termofosfatos – são produtos obtidos pelo tratamento térmico das rochas fosfatadas. O processo é baseado na fusão das rochas. O produto pode ser ou não adicionado de silicato de magnésio e sílica. São os termofosfatos magnesianos.

A temperatura de fusão gira entre 1.400 e 1.500°C. Após, o material é resfriado pela ação de jatos de água com formação de grãos menores que 2 mm. Estes grãos são separados da água e após uma pré secagem seguem para um secador rotativo e moinho de bolas.

O P2O5 dos termofosfatos é solúvel em ácido cítrico 2% 1:100, insolúvel em água e pH alcalino. Possuem 17% de P2O5 7% de Mg e

16% de cálcio.

C. POTÁSSICOS:

São originados de minérios. Diferente das rochas fosfatadas, os minérios de potássio podem ser usados diretamente no solo sem necessidade de tratamento químico ou térmico. Formaram-se pela evaporação de antigos mares e lagos, que secaram em tempos antigos, depositando no fundo sais de potássio e sódio. Entretanto, estes depósitos foram sendo cobertos por camadas de rocha e solo. Disto resultou a exploração do minério até profundidades de 2.000 metros. Os maiores depósitos estão nos Estados Unidos e Canadá, com algumas ocorrências na Rússia.

O cloreto de potássio possui 60% de K2O.

Gismonti - Engenheiro-Agrônomo

http://agronomiacomgismonti.blogspot.com