OS NUTRIENTES DAS PLANTAS (5) - manganês (Mn), molibdênio (Mo) e zinco (Zn)

MANGANÊS (Mn):

O manganês (Mn) é importante na produção de clorofila, de carboidratos e no metabolismo do nitrogênio. O manganês influencia o nível de ferro na planta. Altos níveis de manganês reduzem os níveis de ferro.

Os sintomas de deficiência de manganês são semelhantes ao do ferro, ou seja, folhas verdes com amarelecimento entre as nervuras.

O manganês é absorvido na forma de Mn++.

MOLIBDÊNIO (Mo):

O molibdênio tem um papel significativo para a fixação do nitrogênio pelas bactérias, no caso das leguminosas. Atua, também, no metabolismo do nitrogênio na planta. O sintoma de deficiência é igual àquela do nitrogênio – folhas amareladas.

O excesso de molibdênio pode ser tóxico para os animais e para as sementes em germinação prejudicando a absorção e translocação de ferro pela planta.

O molibdênio é absorvido pela planta na forma de MoO4‾ ‾.

ZINCO (Zn):

O zinco é fundamental para a síntese das proteínas, desenvolvimento das partes florais, produção de grãos e sementes e maturação precoce das plantas.

Em solos com baixo teor de zinco, a aplicação de fertilizantes fosfatados nos sulcos ou ao lado das fileiras das plantas induzem a deficiência de zinco. A aplicação dos fosfatados em cobertura total não afetou a disponibilidade do zinco.

O zinco é absorvido pela planta na forma de Zn++.

Outros textos sobre nutrientes, acidez do solo, calagem, adubação, fertilizantes, fórmulas, etc... são encontrados no blog (http:/agronomiacomgismonti.blogspot.com)

INTERAÇÃO ENTRE OS NUTRIENTES:

Excesso de cobre - afeta a disponibilidade do ferro

Ferro e manganês - são antagônicos

Zinco e ferro - são antagônicos

Potássio e cálcio - em altas doses diminui a absorção de boro

Aplicação de nitrogênio - aumenta a utilização e absorção de micronutrientes

Aplicação de magnésio - em altos níveis favorece a absorção de fósforo

Aplicação de fósforo - em altos níveis favorece a absorção de molibdênio.

Com isto encerramos os cinco (5) capítulos sobre os nutrientes indispensáveis ao crescimento e produção das plantas. Além destes, publicamos dois capítulos sobre " Fertilizantes " : (1) obtenção dos nitrogenados e potássicos e o (2) referente à obtenção dos adubos fosfatados.

Não deixe de ler as publicações " O que contém um saco de adubo " e a " Como se calcula uma fórmula de fertlizantes " a serem lançadas nos próximos dias.

Gismonti - Eng°. Agronomo

http://agronomiacomgismonti.blogspot.com