CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto
The Sims 2 - SuperTutorial - Inserindo Downloads no Jogo

Muita gente não sabe como fazer pra colocar objetos no jogo. Às vezes saem baixando tudo que vêem pela frente, saem colocando as coisas em qualquer lugar e depois reclamam que nada aparece no jogo.
Então, este tutorial, ILUSTRADO, foi feito para que fique de fácil entendimento para todos, principalmente para iniciantes, pra depois ninguém perguntar como fazer.

Começando...

, baixe e instale o CEP.
http://www.modthesims2.com/showthread.php?t=92541 (CEP_Windows-AutoInstaller.zip – 2.08Mb)

Ao contrário de objetos que você baixa, o CEP e um programinha que você clica duas vezes e instala, e automaticamente ele cria um arquivo .package na pasta Downloads.
Note que naquela lista de programas instalados do Windows, ele fica listado.
Ele permite que o jogo reconheça e libere as recolours dos objetos que você for baixar. O CEP, de acordo com o autor, não afeta roupas, genética, acessórios e afins. Somente objetos originais do jogo (feitos pela Eaxis)!

, veja se no diretório Meus documentos – EA Games – The Sims 2 existe a pasta Downloads, pois é pra lá que você vai mandar seus arquivos. Caso a pasta não exista, crie uma.

, tenha um programa pra você poder descompactar seus arquivos, pois 99% dos arquivos que você irá baixar estão compactados. Pode ser Winrar, Winzip, ou qualquer outro parecido. Procure por eles no www.baixaki.com.br

SEMPRE verifique se o que você for baixar é compatível com a expansão que você tem! Não baixe uma coisa que pede uma expansão que você não tenha instalada, além de não funcionar, isso pode causar erro no jogo. Os requerimentos pro item que vc quer baixar, sempre estarão especificados, seja em qual site for.

, verifique a extensão do arquivo que você está baixando. Arquivos com extensão .rar e .zip, são arquivos compactados que você precisa descompactar e jogar somente o que tem dentro para a pasta Downloads. Esses arquivos não devem ficar dentro da pasta Downloads, e podem ser deletados após terem sido descompactados.
Arquivos .package são os arquivos que você manda pra pasta Downloads. O jogo só reconhece arquivos desse tipo.
Arquivos .Sims2pack são arquivos executáveis. Você clica duas vezes para instalar e ele cria um arquivo .package na pasta Downloads.

, é importante que vc se familiarize e saiba identificar e diferenciar os termos usados quando o assunto é baixar arquivos pro jogo. MESH e RECOLOUR. O que é e pra que serve?

The Sims 2 é um jogo 3D. Um jogo 3D basicamente precisa de 3 coisas: espaço, forma e textura. O espaço é o local onde as formas 3D serão colocadas, e as texturas é o que irá cobrir e preencher o espaço e as formas.
MESH, é a forma 3D. RECOLOUR, é a textura.
Cada item do jogo tem seu próprio mesh. Caso o que vc encontre por aí seja somente uma cor nova e diferente pro que já existe, basta vc baixar somente a recolour pra ele. Caso vc encontre alguma coisa que tenha uma forma totalmente diferente do que já existe no jogo, vc precisa baixar a forma 3D específica pra esse item, ou seja, o MESH.
E como se trata de uma forma nova pro jogo, vc também precisa da textura pra esse mesh, ou seja, a recolour.
Um não funciona sem o outro! Se vc baixar somente o mesh, vai aparecer o item totalmente branco e liso. Se vc baixar só a recolour, vai aparecer itens repetidos e originais do jogo (pro caso de cabelo e roupa, exemplos clássicos são o cabelo liso e preto original do jogo, ou a cabeça de coelho. Se for objetos, nem aparece nada)

Exemplo de Mesh:


Recolour para o Mesh acima:


Note que a textura/recolour cobre e preenche o mesh.

Por fim, LEIA ATENTAMENTE todas as instruções dadas neste tópico antes de perguntar qualquer coisa. Perguntas feitas onde as respostas já estão dadas e esclarecidas aqui, serão apagadas.

DICA IMPORTANTE
Não é obrigatório, mas é aconselhável que vc organize sua pasta Downloads. Isso facilita sua vida. Eu particularmente, fiz uma pasta para cada site dentro da pasta Downloads, e dentro mais subpastas indicando o que é o que, e a que categoria pertence. Subpastas funcionam a partir do Vida Noturna.

Programinhas úteis e fáceis de usar pra te ajudar a organizar seus downloads, é o Delphy’s Download Organizer e o Sims 2 Categorizer. Informações e link pra baixá-los se encontram no tópico de Utilitários da comunidade The Sims 2 Brasil, no orkut:
Também tem o Sims2pack Clean Installer. Esse além de organizar, permite que itens possam ser visualizados (não em forma 3D). Baixe aqui: http://sims2pack.modthesims2.com/index.php?page=3

Agora vamos ao que realmente interessa:

Vale lembrar que, mesmo que vc não saiba nada de inglês, vc consegue saber se um item vai ou não com o mesh. Basta ler (mesmo sem entender) e procurar pela frase ou observação feita pelo autor “mesh included” (mesh incluída) ou “mesh not included” (mesh não incluída).
O cabelo abaixo é um exemplo de item onde o mesh não está incluído, mas nesses casos, o autor sempre indica onde encontrá-lo. Basta procurar pelo link indicando onde está o mesh.

BAIXANDO CABELOS

1 – Vamos começar por um cabelo encontrado no site ModTheSims2 (www.modthesims2.com)


Nesta página, encontramos somente as recolours. O cabelo original (recolour+mesh) são encontrados no site Peggy Sims 2.

2 – Então, antes de começar a baixar, verifique os requerimentos do download:



3 – Clique no link para começar a fazer o download do arquivo:


4 – Clique em salvar:


5 – Escolha uma pasta qualquer onde você irá salvar o arquivo compactado:


5 – Depois de baixar, abra o arquivo:


6 – Estes são os arquivos correspondentes as recolours,clique em extrair para começar o processo de extração:


7 – Agora vamos extrair os arquivos para a pasta correta. Note que somente arquivos com extensão .package são selecionados. Depois de selecionado, clique em OK:


8 – Depois de extrair, voltamos à página de download e ao link para baixarmos o mesh necessário:


9 – Clique no link e você será direcionado à página onde você encontrará o mesh:


10 – Depois de ter achado o mesh correto, faça o download dele:


11 – Repita o processo de extração de arquivos como ensinado acima.

12 – Agora abra o The Sims 2 e na vizinhança, vá nas Opções de Jogo, marque as opções corretas caso não esteja marcado como na foto abaixo:

13 – Agora você precisa sair do jogo e depois voltar para que as novas configurações tenham efeito. Pode ser necessário que o computador seja reiniciado.

14 – Volte para o jogo, vá na opção de criar família, e procure pelo cabelo que você acabou de baixar!


Pronto!

BAIXANDO OBJETOS
O processo pra baixar objetos, é o mesmo do ensinado acima.

BAIXANDO ACESSÓRIOS
O processo pra baixar acessórios (óculos, brincos, colares, unhas, pulseiras, bolsas e etc) é o mesmo do ensinado acima.
Esses itens ficam disponíveis na parte de Óculos, e para usar, basta mandar o Sim mudar a aparência no espelho e procurar pelo tal acessório.

BAIXANDO MAQUIAGEM
O processo pra baixar maquiagem, é o mesmo do ensinado acima.

BAIXANDO GENÉTICA
O processo pra baixar genética (olhos e peles) também é o mesmo do ensinado acima. Mas só estarão disponíveis ao se criar um novo Sim no CAS. Para o caso de substituição, veja a postagem logo abaixo: “BAIXANDO ITENS DEFAULT”.

BAIXANDO MODS
Mods, Hacks e afins, também devem ser colocados na pasta Downloads. No caso destes, é altamente recomendado que seja criada uma subpasta separada somente para esses arquivos (com nome de Mods, Hacks, ou o que ficar melhor pra vc saber que ali tem somente arquivos modificadores). Caso haja algum conflito (o que é mais comum do que se imagina) ou coisa do tipo, fica mais fácil vc encontrar o “vilão” se ele estiver separado do restantes dos arquivos de downloads.

BAIXANDO ITENS “DEFAULT”
Praticamente tudo no jogo pode ser substituído. Roupas, peles, olhos, objetos, maquiagem, etc...
No caso de arquivos desse tipo, o autor sempre especifica quando um item é default. Nesse caso, o arquivo default irá substituir o original do jogo e todos os Sims, objetos e etc existentes serão afetados.
Eles também devem ser colocados na pasta Downloads, como ensinado acima.
Caso não queira mais ter os arquivos substituídos, basta deletá-los da pasta Downloads, e os antigos e originais voltam ao normal.
IMPORTANTE: Você só pode usar UM ÚNICO arquivo default pra cada item e categoria. Por exemplo, um arquivo default pra cada cor de pele, um arquivo pra cada cor de olho e por aí vai. Dois arquivos default pra substituir a mesma coisa irão bugar seu jogo!
Para facilitar sua vida, vc pode criar uma subpasta somente para esses arquivos. Assim, caso queira deletar algum, sabe onde encontrar.

Exemplos de arquivos defaults:
http://www.modthesims2.com/download.php?tag=default&go=Go&f=38&showType=2&gameOrig=1&gameUni=1&gameNL=1&gameOFB=1&gamePets=1&gameSeasons=1&gameBV=1&gameFT=1&gameFFS=1&gameGLS=1&filter=0&typenormal=1&typepicked=1&typefeatured=1&username=&csort=0

BAIXANDO PISOS E PAPÉIS DE PAREDE
Geralmente pisos e papéis de parede vem em formato .Sims2Pack. Informações de como instalar arquivos desse tipo, estão logo abaixo (INSTALANDO ARQUIVOS .SIMS2PACK).
Caso eles venham compactados, e dentro somente existam arquivos .package, o processo é o mesmo do ensinado acima.

BAIXANDO CASAS
Geralmente casas vem em formato .Sims2Pack. Informações de como instalar arquivos desse tipo, estão logo abaixo (INSTALANDO ARQUIVOS .SIMS2PACK).
Caso a casa venha compactada, e dentro somente existam arquivos .package, o processo é o mesmo do ensinado acima.
As casas depois de instaladas se encontram no estoque de casas, na tela na vizinhança.
Basta selecionar a casa e colocar em algum lugar livre da vizinhança.

BAIXANDO SIMS
Geralmente Sims vem em formato .Sims2Pack. Informações de como instalar arquivos desse tipo, estão logo abaixo (INSTALANDO ARQUIVOS .SIMS2PACK).
Caso o Sim venha compactado e dentro somente existam arquivos .package, o processo é o mesmo do ensinado acima.
Os Sims depois de instalados se encontram no CAS (Criar Família).
Você precisa então, criar o tal Sim e colocá-lo em uma casa qualquer da vizinhança pra que ele possa fazer parte do jogo.

BAIXANDO VIZINHANÇAS
Vizinhanças prontas (como essa: http://www.modthesims2.com/showthread.php?t=287193 ) vem em sua pasta própria. A pasta deve ser colocada inteira e já descompactada no diretório Meus documentos\EAGames\The Sims 2\Neighborhoods. Caso a vizinhança baixada tenha mesmo nome de uma vizinhança já existente nessa pasta, renomeie o número dela para um número diferente dos que já tem.
Nesse caso, como a vizinhança possui casas, é necessário baixar o restante de seu conteúdo e enviando para a pasta Downloads, caso contrário as casas, (e caso exista Sims) não irão aparecer. O terreno utilizado também, e deve ser posto em uma pasta separada. Sobre baixar terrenos, veja a postagem abaixo.

BAIXANDO TERRENOS
Novos terrenos para construção de novas vizinhanças, devem ser colocados na pasta Meus documentos\EAGames\The Sims 2\SC4Terrains


INSTALANDO ARQUIVOS .SIMS2PACK

Geralmente o que vem em formato .Sims2Pack, são casas, sims inteiros, pisos e papéis de parede. É possível que outros tipos de downloads, como objetos, cabelos e etc também venham nesse formato. O site The Sims Resource, por exemplo, disponibiliza qualquer download também no formato .Sims2Pack

1 – Depois de ter baixado o arquivo, se ele for compactado, descompacte-o como ensinado acima:


2 – Clique duas vezes no arquivo .Sims2Pack para instalá-lo no jogo.


3 – Depois de instalar, clique em OK, e pronto!


OUTRAS INFORMAÇÕES RELACIONADAS E QUE VALEM SER POSTADAS - ESCADAS DE LIGAÇÃO, LAREIRAS E PAREDES DIFERENTES DAS ORIGINAIS DO JOGO

Nesse caso, não basta só baixar mesh e recolour.
Para o jogo aceitar esses itens, é necessário o Scriptorium.
Baixe aqui: http://www.modthesims2.com/showthread.php?t=192613
É um programa que deve ser instalado como o CEP. Ele fica listado nos programas do Windows e adiciona pastas para cada categoria na pasta The Sims em Arquivos de Programas, e um atalhos das pastas na pasta Downloads. Não é obrigatório tê-lo instalado, mas ele facilita sua vida e já faz o serviço de fazer com que o jogo reconheça esses scripts automaticamente, sem necessidade de vc ter que fazer tudo manualmente e correndo o risco de fazer alguma coisa errada.
Depois de baixar o arquivo, envie os .package pra pasta downloads, e o arquivo .txt com informações de configuração, que vêm junto com o download dos itens, na pasta que o Scriptorium criou referente ao item (vai ter a pasta das escadas, a pasta das paredes, etc), para que o jogo aceite. Basta entrar na pasta pelo atalho dela que foi criado na pasta Downloads.
Por exemplo, para escadas de ligação, o diretório será Arquivos de programas\EA GAMES\The Sims 2\TSData\Res\Catalog\Scripts\Scriptorium_ModularStairs. O arquivo .txt deve ser colocado aí.

Exemplos de itens que precisam do Scriptorium pra funcionar:
Paredes: http://sumomo.modthesims2.com/showthread.php?t=59793
Escadas de Ligação: http://www.4eversimfantasy.net/other10.htm
http://sumomo.modthesims2.com/showthread.php?t=277829

Pro caso de escadas de ligação simples de outras cores, como essas por exemplo: http://sumomo.modthesims2.com/showthread.php?t=284378 , é necessário uma escada especial que aceita recolours. Baixe aqui: http://sumomo.modthesims2.com/showthread.php?t=53159
Para recolorir, é necessário usar a ferramenta design do Modo Construção e recolorir degrau por degrau. A escada “recolorivel” é a de madeira mais escura, e não aparece como personalizada (*).

Flávia Sá
Enviado por Flávia Sá em 22/03/2009
Código do texto: T1499769

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Flávia Sá
Contagem - Minas Gerais - Brasil, 30 anos
44 textos (345046 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/09/14 16:32)