Desvendando o teclado do PC

Partido do principio de que ninguém nasce sabendo e como outro dia me perguntaram para que servia um tal de “print screen” resolvi postar aqui, então se você é novato no mundo da informatica ai vai um textinho para você começar aprendendo a usar seu teclado.

A tecla Print Screen: Captura a tela corrente é como tirar uma foto da tela, depois você pode utilizar o Paint para colar usando o atalho CTRL+V e poderá edita-lá ou em qualquer outro editor de imagens.

A tecla Shift: Usada exatamente igual a uma máquina de escrever no Windows. Faz letras ficarem maiúsculas e lhe permite usar os símbolos como @ #$%. A tecla Shift também pode ser usada para realçar texto, como você faria com seu mouse. Tente, aperte a tecla Shift (não solte), agora mova seu cursor com as setas. Você deverá conseguir realçar texto deste modo.

A tecla Alt: Quando você aperta esta tecla em Windows, o cursor move ao menu no topo da tela. Ela fará o mesmo efeito de quando você clica no menu e seleciona “Arquivo.” De lá você pode usar as setas para selecionar opções do menu. Isto é útil se você não gosta de usar mouse e teclado ao mesmo tempo. Para sair do menu aperte novamente “Alt” .

A tecla Windows (a do desenho de janela): Esta tecla abre o menu Iniciar no canto esquerdo inferior de sua tela. Tem o mesmo efeito de quando você clica com o mouse no botão iniciar. Em minha humilde opinião, a única coisa para que esta tecla é boa é para a Microsoft vender teclados.

A tecla CTRL: A tecla de CTRL representa “Controle.” Esta tecla é usada em combinação com outras teclas executar tarefas específicas, atalhos freqüentemente chamados. Temos um tutorial de atalhos no teclado para Windows comuns pode ser achada neste local. Um exemplo é “CTRL+P.” Quando você estiver necessitando comandar uma impressão rapidamente é só usar este atalho, outro exemplo é se estiver usando Netscape Navigator, Mozila FireFox ou Internet Explorer e tiver gostado de uma página é só apertar “CTRL+D.” para adicionar aos favoritos.

A tecla Delete: Esta tecla apaga o caráter diretamente à direita de seu cursor. Se você tiver texto ou gráficos que são realçados, esses são apagados apertando esta tecla.

A tecla Backspace: Esta tecla apaga o caráter diretamente à esquerda de seu cursor. Se você tiver texto ou gráficos que são realçados, esses são apagados apertando esta tecla.

São atalhos, cada um com suas especificações.

*F1 - Abre a ajuda;

*F2 - Renomeia o ítem selecionado;

*F3 - Realiza pesquisa; (abre uma tela pra vc localizar algo)

*F4 - Exibe histórico da barra de endereços; (qdo vc estiver no seu navegador)

*F5 - Atualiza página recarregando-a;

*F6 - Alterna entre frames de uma página e barra de endereços;

*F7 - Verifica ortografia e gramática;

*F10 - Contém comandos para trabalhar com os ítens selecionados;

*F11 - Alterna entre visualização normal e tela cheia;

*F12 - Salvar como. (ou seja, fazer uma cópia do arquivo que você está usando, com outro nome já que um arquivo não pode conter o mesmo nome de um já existente, se por acaso vc der o mesmo nome o PC pergunta se vc quer substituir o arquivo que já existe por esse outro, se c disser que sim, o arquivo será substituído.

As teclas F8 e F9 só funcionam com outra tecla, pressionada ao mesmo tempo.

Fonte: Apostila de Informática do Curso da SOFTSER INFORMÁTICA LTDA - Unaí-MG.

PS: Qualquer dúvida estarei aqui nesse cantinho. Um cheiro!

Ana Maria de Moraes Carvalho
Enviado por Ana Maria de Moraes Carvalho em 24/03/2010
Código do texto: T2156659