CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

CRIATIVIDADES EM TEXTOS


Vivemos em uma sociedade que passa por freqüentes transformações. O avanço da tecnologia trouxe uma série de novidades no campo da informação. Com o surgimento da internet, a comunicação entre as pessoas perdeu a dimensão tempo/ espaço e passou a ser mais rápida e mais eficiente. A informatização provocou um aumento significativo em nossas relações com a palavra escrita. Nunca se escreveu tanto! Contudo, como bem sabemos, não basta arremessar um punhado de palavras no papel nem, tão pouco preocupar- -se demasiadamente com as normas da língua, a ponto de “engessar” o texto tornando-o , óbvio, repetitivo, sem graça. O elemento mais importante de qualquer escrito é o leitor! Por isso, uma das qualidades indispensável a uma boa produção de textos é a criatividade.

Um texto criativo, ainda de tema rotineiro, capta atenção do leitor pelo o estilo diferenciado. O escritor criativo evita expressões muito desgastadas, iniciar e terminar textos sempre da mesma forma, repetições desnecessárias; reinventa maneiras, descobrir nova alternativas para se transmitir uma mensagem. A criatividade, porém, não foge a algumas regras: empregar frases curtas, vocabulário simples, clareza, coerência e coesão. Há pessoas criativas por natureza, Contudo, criatividade também se aprende, se exercita.

A clareza, do textos consiste na expressão da idéias de forma que possa ser rapidamente compreendida pelo o leitor. A importância da clareza decorre da finalidade maior da linguagem : permitir ao indivíduo expressar seu pensamento. Ser claro é, portanto, ser coerente, e não contradizer, não confundir o leitor. Um texto, para ser claro certos cuidados o autor deve evitar:

1. A construção de frases ambíguas.

2. Construções sintáticas complexas, dando-se preferência à estrutura de frases coordenadas, ou seja, construída com orações independentes


3.Também deve ser evitado o emprego de palavras desconhecidas e muito grandes. Uma dica importante é atentar para a escolha das palavras, procurando empregar apenas as necessárias, precisas, simples e , se possível, curtas, Assim o texto se torna claro e objetivo.


Para conseguir escrever com clareza é preciso pensar com clareza. Não existe meio termo. Se o texto for claro, o autor dirá exatamente o que pretende dizer. Caso contrário, o texto ficará confuso. Seja claro! Elaborar um pequeno roteiro antes de redigir ajuda muito!

                                    **
O devido texto foi elaborado com base no que aprendi em um curso de gestão pública

                     PRODUÇÃO TEXTUAL




Vantuilo Gonçalves
Enviado por Vantuilo Gonçalves em 14/04/2010
Reeditado em 14/04/2010
Código do texto: T2196577

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Vantuilo Gonçalves
Senador Pompeu - Ceará - Brasil
1065 textos (68300 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 30/09/14 10:52)