CRIATIVIDADES EM TEXTOS


Vivemos em uma sociedade que passa por freqüentes transformações. O avanço da tecnologia trouxe uma série de novidades no campo da informação. Com o surgimento da internet, a comunicação entre as pessoas perdeu a dimensão tempo/ espaço e passou a ser mais rápida e mais eficiente. A informatização provocou um aumento significativo em nossas relações com a palavra escrita. Nunca se escreveu tanto! Contudo, como bem sabemos, não basta arremessar um punhado de palavras no papel nem, tão pouco preocupar- -se demasiadamente com as normas da língua, a ponto de “engessar” o texto tornando-o , óbvio, repetitivo, sem graça. O elemento mais importante de qualquer escrito é o leitor! Por isso, uma das qualidades indispensável a uma boa produção de textos é a criatividade.

Um texto criativo, ainda de tema rotineiro, capta atenção do leitor pelo o estilo diferenciado. O escritor criativo evita expressões muito desgastadas, iniciar e terminar textos sempre da mesma forma, repetições desnecessárias; reinventa maneiras, descobrir nova alternativas para se transmitir uma mensagem. A criatividade, porém, não foge a algumas regras: empregar frases curtas, vocabulário simples, clareza, coerência e coesão. Há pessoas criativas por natureza, Contudo, criatividade também se aprende, se exercita.

A clareza, do textos consiste na expressão da idéias de forma que possa ser rapidamente compreendida pelo o leitor. A importância da clareza decorre da finalidade maior da linguagem : permitir ao indivíduo expressar seu pensamento. Ser claro é, portanto, ser coerente, e não contradizer, não confundir o leitor. Um texto, para ser claro certos cuidados o autor deve evitar:

1. A construção de frases ambíguas.

2. Construções sintáticas complexas, dando-se preferência à estrutura de frases coordenadas, ou seja, construída com orações independentes


3.Também deve ser evitado o emprego de palavras desconhecidas e muito grandes. Uma dica importante é atentar para a escolha das palavras, procurando empregar apenas as necessárias, precisas, simples e , se possível, curtas, Assim o texto se torna claro e objetivo.


Para conseguir escrever com clareza é preciso pensar com clareza. Não existe meio termo. Se o texto for claro, o autor dirá exatamente o que pretende dizer. Caso contrário, o texto ficará confuso. Seja claro! Elaborar um pequeno roteiro antes de redigir ajuda muito!

                                    **
O devido texto foi elaborado com base no que aprendi em um curso de gestão pública

                     PRODUÇÃO TEXTUAL