MÍDIA LIXO E MÍDIA NICHO

O LIXO E O NICHO DA IMPRENSA

Hoje é comum as pessoas e as mídias alternativas avaliarem a ação da imprensa na sociedade. Chamar um veículo de comunicação de mentiroso, ____________, lixo, vendido, etc. Isto ocorre porque a mídia virou espaço de disputa política/religiosa/ideológica e tudo passou a ser motivo de exaltação ou _________ da notícia. Se a imprensa noticia uma greve ela recebe ofensas de quem é contra a greve, se não noticia recebe ataques de quem é favorável a greve.

Não vou defender a total ___________ da imprensa, pois apesar dela ter como obrigação noticiar os fatos sociais mais relevantes do dia, ela escolhe o tempo e o modo como abordar o tema, exemplo: ela pode mostrar a pauta da greve e falar do prejuízo que os grevistas sofrem ou mostrar como a população é afetada pela greve, esta contra o ato e aquela a favor do mesmo. A ___________ da imprensa ocorreria então se ela mostrasse os dois lados com a mesma objetividade, o que nem sempre ocorre.

Outrossim, as notícias variam por temas que, às vezes, desagradam o expectador, exemplo: pessoas religiosas costumam não gostar de entrevistas com gays na TV, mas a imprensa não pode ignorar a existência desta parcela da sociedade, ou pode? O que fazer então para informar a sociedade imparcialmente sem __________ sua moral? Criou-se então a mídia alternativa com seus nichos bem delimitados pela política/ideologia/religião e assim cada expectador pode procurar uma __________ que vá ao encontro de suas perspectivas morais. Mas se a diversidade de orientação das mídias parece resolver o problema moral da imprensa, o que justifica os ataques que esta sofre?

Imagine que o líder de uma igreja é indiciado pelo Ministério Público por um ato ________(isto está ocorrendo em quase todas as denominações religiosas brasileiras). Isto é noticia __________ para qualquer imprensa imparcial, não noticiar seria __________ sua função social e negar a sociedade o direito de saber o que nela ocorre. O nicho midiático ideológico religioso não tem obrigação de gostar desta má exposição, porém isto não lhe dá o direito de atacá-la. Por outro lado imagine que um parente seu é acusado de um crime e a mídia expõe sua identidade chamando-o por adjetivos como canalha, patife, e até lhe desejando a pena de morte publicamente, porém dias depois as autoridades descobrem a sua inocência. Não há como reparar o estrago ocorrido na vida desta pessoa, ela foi julgada pela imprensa e condenada pela sociedade em razão disso.

Após esta _________ você já pode argumentar sobre o tema, contra ou a favor da grande imprensa ou da mídia alternativa, porque nenhuma delas estão livres de crítica, desde que sua crítica se baseie em conceitos adquiridos em análise e não em preconceitos adquiridos em vivências.

Amenizar, Ilícito, ideológico, descumprir, Reflexão, razão, detrimento, relevante, sofrimento, sensacionalista, provocante, programação, isonomia, verdade, imparcialidade, melindrar, comunista, moralidade, humilhar, razão.

Bom dia. A aula de hoje é um teste close em que você deve preencher com 10 palavras do quadro as dez lacunas do texto. O local de responder é o vídeo que postarei a tarde. Boa sorte.

Saulo Palemor
Enviado por Saulo Palemor em 23/03/2021
Código do texto: T7214333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.