Reflexão: Eternos Aprendizes

Já se disse que somos todos eternos aprendizes...
E que um grande equívoco nosso é que, muitas vezes, preferimos ser arruinados por um elogio a ser salvos por uma crítica...

De fato, nem sempre é fácil conviver com a rejeição...

Há quem deseje sempre caber em todos os modelos. Desconfie destes.

Desconfie ainda mais de quem consegue ser essa unanimidade, porque os alquimistas ainda não conseguiram alcançar a fórmula da perfeição.

Uma crítica ácida pode ter efeitos devastadores em nossos egos, mas também pode funcionar como um remédio amargo e eficaz. Principalmente porque induz, necessariamente, à reflexão – que é o caminho inevitável para a correção de percursos.

Sentindo-se injustiçado, defenda-se – sem se humilhar, mas com a humildade de um sensato aprendiz...
Não existe nada mais patético e prosaicamente pequeno do que a arrogância intelectual.
Revisões de antigos conceitos estão no cerne do segredo dos verdadeiros aprendizes...

O importante é dar a volta por cima, num processo contínuo de sincera auto-avaliação.

Na pior das hipóteses, mantenha o bom-humor, lembre-se dos velhos ditados populares:
Se a sua vida for um limão... faça uma limonada.
Se lhe atiram pedras... junte-as e construa um castelo, ora pois!... 

====================================================

Visite meu site:

http://www.orizamartins.com


Grata pelo prestígio!