Foto: MEU SONHO: Coração De Poeta
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CORRENTES DO CORAÇÃO

Explode-me cá, no meu peito,
Fervendo em tom de paixão,
deixa-me sem jeito, no leito...
sem cor, ação coração.

Implode-me e nada faço,
derretendo qual sorvete,
queixa em falso ou cadafalso,
detém o passo sem compasso,
refeito em banquete, o falsete
Emoção, qual ginetetiranete... 

Correntes do coração.

Cordavox #001:

Interações são bem-vindas

EXPLODE CORAÇÃO
Cordavox #001
Marli Caldeira Melris

a-A*    Explode no peito, o meu coraçao
b-B*    Cansado, mas logo insiste
c-AA*  deixou-me triste, rost ao chão... Ilusão
d-BB*  sem cor, não desiste. Resiste

a-cc*   implode e fico louca
b-D*   pesado, uso colete
c-cc*  achou-me de touca, rouca
d-cc*  passado o caso, de boca, broca
A-D*   amorzão, sem alfinete, molinete,
B-DD* persiste, ao tapete ou barrete.

A* Malafado sem ilusão.


Teoria Literária: COMO COMPOR UM CORDAVOX
Cordavox é mais um estilo criado pelo poeta Bosco Emeraldo. portanto, parte dos Alelos Esmeraldinus.
Da Emologia:

Como o próprio nome sugere (do latim, 'cor', 'corda' – coração; 'vox' – voz), consiste em gestar versos vindos diretos do coração. Claro que e isso que se espera de um bom poeta, que este escreva com o próprio coração. É dessa forma que nasce o Cordavox.
 
Da estrutura textual:

Cordavox é composto de onze versos distribuídos em três estrofes, ou seja, um quarteto, um sexteto e um monóstico.
Distribuição dos versos:
No quarteto, abra sua poesia de modo a ambientar seu leitor no tema que deseja desenvolver.
No sexteto, desenvolva a ideia introduzida no quarteto. Esta parte dever conduzir o leitos ao monóstico que tem a função primordial de fechar seu Cordavox com fecho de outro.
Em cada verso, derrame seu coração em cada letra, palavra, oração. Dessa forma, sua poesia será recheada de puro lirismo.
 
Da métrica e rimas:

Métrica:

Métrica:

A métrica é muito bem-vinda, pois dá ritmo e cadência á leitura e declamação da poesia. O primeiro verso definirá a métrica do Cordavox que será mantida até o décimo verso. A contagem de sílabas poéticas permitida será em tetra, penta, hexa, hepta, octo, enea ou decassilábicos.
No entanto, deixo o poeta livre para a empregar de acordo sua vontade e inspiração. Mas, se desejar utilizar a métrica, deve mantê-la desde o penúltimo verso.
O último verso, o monóstico, tem métrica livre, mas deve ter a força de fecho de ouro. É possível utilizar o título como verso finalizador do Cordavox.
Rimas:
A estrutura rímica se processa em capitais (primeiras palavras – letras minúsculas) e cabais (final – letras maiúsculas) do seguinte modo:
Quarteto:

a – A
b – B
c – A A
d – B B
 
Sexteto:

Observe que as rimas inicias do quinto e sexto versos aparecem em maiúsculas 'A' e 'B' dos primeiro e segundo versos do quarteto.
a – C C
b – D
c – C C
d – C C
A – D D
B – D D
 

Monóstico:

Este pode rimar com qualquer verso do quarteto ou sexteto, seja essa rima capital ou cabal.

Exceção:
Caso o poeta necessite, é permitido fazer rimas por aproximação de sons (Aliteração ou assonância).
monóstico, rima com qualquer umas das rimas preestabelecidas, mas o poeta pode optar por deixá-lo livre, sem rima.


Exemplo:
Vide poesia exemplo no topo desta página.


Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 27/05/2015
Reeditado em 06/06/2015
Código do texto: T5257015
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