Semântica

Pestanas enrugadas. Primeira definição: preocupação excessiva, alarmamento. Segunda definição: introspecção, solitude. Terceira definição: dúvida. Quarta definição: “entendo-lhe”. Sei, a última tentativa de explicar esse código corporal é a negativa de uma das suas interpretações, mas, veja, dicionários trazem uma imprecisão que acompanha a química lexical - um conjunto complexo, vivo de reações baseado na cadeia falar-entender, nem sempre balanceada.

Se um verbete descrevesse meu dicionário daquilo que não se verbaliza, traria como primeira definição, em negrito, “exemplo de imprecisão”. No entanto, ainda falta analisar toda a humanidade antes de me condenarem culpada desse ultraje linguístico sozinha. Poupem o trabalho, nem o advogado do diabo provará nada. Foi Wittgenstein quem explicou: a língua é mais solitária do que parece.

E, com isso, quero requerer liberdade de atribuir significados àquelas pestanas enrugadas. Quem garante a universalidade de “alarmamento”? E se alguém tivesse confundido uma expressão de dor com euforia no momento da alfabetização para, assim, seguir o resto da vida? Então, não discorde de mim quando digo que vincos no eixo de simetria daquela face levemente inchada significam minha paz.

Maria sabia disso. Concluí tudo depois de ler o sutil enlevo na beirada dos olhos. Ela percebeu a minha calmaria, exasperou-se. Enruguei a testa, porque compreendi sua surpresa. Ficamos as duas de testas dobradas, cheias de colinas, vales e a clareza da folha em branco.

Quando meus pais ensurdeceram, amigos achavam-se certos demais, mestres tornaram-se especialistas, Maria aproximou suas sobrancelhas e me acalmou. A vida contém tanto desequilíbrio a fim de atingir o equilíbrio de todas as eras que fiquei momentaneamente cega para outras partes do seu corpo. Temia romper essa linha tênue do conforto silencioso.

Tênue demais. Ela a rompeu, dizendo “vou embora”. Não estava mentindo. Infelizmente, sua definição de “partir” era a mesma do meu dicionário. Não esperei que voltasse, nem a busquei de volta. Criei minha própria definição de Maria, a quem posso dar vida se necessário.

Descobri a paz que não depende de ninguém.