***DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA *** 20 DE NOVEMBRO ***

Reeditando o texto que originalmente foi editado aqui no Recanto das Letras em 14/11/08. https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/128348

 

 

Dados estatísticos do IBGE, os negros, na verdade são a maioria absoluta da população brasileira, com 56,1% (Fonte: IBGE/2022)

Inserir o negro no contexto nacional, não é uma questão de cotas racial, é um direito.

A data escolhida 20 de novembro foi para coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 

Desde a década de 60, o dia é celebrado, embora só agora ficando mais ampliado e participativo.

A data era comemorada no dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura.

 

Comemorar a data 13 de maio tem sido rejeitado por enfatizar a generosidade da Princesa Isabel.

O movimento negro, o maior do país, organiza palestras e eventos educativos que visam principalmente as crianças negras, procuram evitar o auto/preconceito perante a sociedade.

Nada mais justo e merecido, eu me pergunto por que só um dia no ano?

Será que o grande Zumbi não merece mais, sonhou ser livre, o primeiro grito de liberdade do nosso povo no Brasil

Cotas universitárias, inserção do negro no mercado de trabalho, não é favor, é direito e dever do estado.

Isso vem demonstrar claramente o quando o estado deve aos negros e seus descendentes, justiça social.

Entidades no Brasil afora tentam proteger os negros tentando por todos os meios que se façam cumprir as leis que nos protegem.

Num país miscigenado, os chamados “pardos” que são os mestiços de negros com europeus ou índios, é quase a metade a população.

Consciência só não basta, tem que haver oportunidade e igualdade de condições, não pode cobrar nada de alguém se não dermos condições de fazê-los

Isso é um direito básico entre aos povos igualdade de condições, pois a vida é feita de oportunidades iguais entre os diferentes, pois todos são capazes.

Abolir a escravatura, na verdade, tem que ser feita todos os dias, ainda falta muita para sermos realmente iguais principalmente perante a lei.

Não dar para entender o porquê de um ser escravizar outro, isso é uma aberração dos que dizem serem humanos.

Espero um dia acordar e vermos que realmente somos todos iguais, será que meus bisnetos ou tataranetos vão ver isso?

Garanto que esse é um sonho possível, basta apenas aos governantes serem mais ativos e participativos e os meus irmãozinhos negros irem à luta

Resta aos homens de boa vontade acreditar na nossa constituição que nos dar esse direito, “todos são iguais perante a lei”, pena que essa lei às vezes fica só no papel.

Agora nos resta dizer que se cumpra a lei, no Brasil tem disso umas leis pegam e outras não, principalmente aquelas que favorece a maioria dos brasileiros.

 

**********************************************************

 

José Aprígio da Silva, um negro/pardo nascido em Maceió/AL em Novembro de 1959. No mesmo estado onde Zumbi sonhou com uma nação livre. Só mesmo o homem é capaz de escravizar os seus semelhantes. Viva, e mais viva pro grande Zumbi, o Guerreiro que há 328 anos sonhou ser livre e com direito puro de ser livre. Hoje ainda sonhamos o mesmo sonho do grande “Guerreiro Zumbi”, voar no sonho da liberdade.

 

COMENTÁRIOS RECEBIDOS:

1661211.jpg

Marco Oliveira - há 15 anos. Simplesmente a inequívoca manifestação de amor ao Brasil que tem na sua história a figura do negro como expoente da cultura, da arte e principalmente do compromisso no desenvolvimento social e econômico deste imenso país. Mas, se por outro lado as castas sociais são constantemente ultrajadas em todo o mundo vê-se que pelo menos em alguns pontos o bom senso prevalece e houveram avanços significativos em várias áreas. Sou contrário a todo e qualquer preconceito e vejo que se nos Estados Unidos a eleição de Barack Obama representou a vontade da maioria esmagadora do eleitorado, este fato em si consolida a conscientização das massas e indica que estamos muito próximos da verdadeira e possível igualdade entre povos. Excelente texto! Felicidades sempre! Abraço.

 

1661212.jpg

há 15 anos. Oi Aprigio!Adorei seu acróstico que aborda de maneira perfeita a situação injusta em que vivem os negros nesse país por falta de vontade politica.Somos um país de maioria negra e a discriminação tem que acabar!Afetuoso abraço,

 

1661213.jpg

Rosas de Rose - há 15 anos. Voar o sonho da liberdade...assim consigo definir tão especial poeta que és...Voe sempre...tal qual àguia nas alturas...Você nasceu para honrar seus antepassados com tão grande e esmero talento...e o universo te aplaude em verso e poesia! Parabéns por tão lindo acróstico! Carinho sempre, Rose

 

1661214.jpg

Jacó Filho - há 15 anos. Magnífico acróstico e manifesto... Acho que a forma como os americanos se libertaram do preconceito elegendo o Obama vai mudar no mundo inteiro a visão tosca de todos que ainda carregam esse cisco nos olhos, mas a justiça só será feita, quando não houver mais necessidade de leis ou de cotas para proteger ou facilitar e ou amenizar culpas... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...

 

1661215.jpg

há 15 anos. Tenho aqui em mim o orgulho e a história desse povo sofrido e infelizmente ainda maltratado pelo racismo velado de um país que se diz liberto de coisas como essa, aff, corre em minha veias um sangue quente, poderoso de negros e indios, tem o italiano tambem, mas com certeza o negro fala mais alto e nessas horas fico á pensar que liberdade que temos realmente, em que as vezes piadas maldosas, jocosas nos fazem assim como fazem aos portugueses e tantos outros, japoneses, e toda a mistura de raças, racismo é crime, seja ele de que forma for, quotas em faculdades, isso é o que? piada de mal gosto...méritos muito pouco...como diz um amigo meu médico que mora lá fora, pois aqui não teve chance...nosso país é hipócrita, uma pena quem sabe um dia...quem sabe isso mude...agora temos um orgulho danado disso tudo...ah se tenho e vc meu amigo querido és um grande poeta e peço á Deus que lhe abençoe sempre e olha aqui rss, quero come bolo viu rss, beijos muitos pra ti e tua familia.

 

1661216.jpg

Silvanio Alves - há 15 anos. Aqui está presente um negro que é feliz por ser negro nordestino, que nasceu também em 1959, só que em dezembro. Amigo tua poesia é oportuna. Há que haver esse grito. Todos somos iguais perante a Deus e aos homens. Não justifica esse fosso que separam os as pessoas. Desejo ser signatário de seu texto. Na verdade, vim numa viagem vuirtual de Divinópolis pásra te dar um abraço virtual especial. Hoje é teu aniversário e sou feliz por seu teu contemporâneo. Sei que experimentaste as dificuldades da vida. foste provada e digno das vitórias conquistas. Hoje, o as nuvens enfeitam o céu do Brasil sóa para te homenagear e dizer que tu és feliz por ser quem tu és. aliás, O Senhor do universo te forjou para que tu se tornasse não modelo, mas um ser iluminado para que tua luz pudesse tirar outros das trevas! Feliz aniversário, meua amigo! Que Deus te proteja em todas as tuas ações e caminhadas!Que tu tenhass longos anos de vida para nos alegrar com tua poesia e inspiração. Para que tu possas contaminar as pessoas com tua esperança e tua fé. Parabéns!!!

 

1661217.jpg

ANGELICA GOUVEA - há 15 anos. J ustiça divina não tarda O s homens livres serão S e tiver amor no coração E sta é a única solução. A cabar com a escravidão, P or uma melhor nação R aças de todo tipo conseguirão I ncentivo para construção. G anhar espaço na organização I ndo atrás com imaginação O ferecer aos filhos a Perfeição. Com carinho Angelica Gouvea

 

1661218.jpg 

Naná - há 15 anos. Belo trabalho, parabéns José Aprigio!

 

 

***************************************************

 

 

José Aprígio da Silva.

(Lorde dos Acrósticos)

Stenius Porto.

(Dom Lorde)

WhatsApp: 61 985565644.

Águas Linda de Goiás/GO

Sexta-feira, 14/11/08 – 16h17.

Ceilândia/DF.

Segunda-feira, 20 de novembro de 2023 – 08:51.

 

 

 

************************

 

 

Não sou nenhum grande poeta de renome, mas, vezes ou outra eu chego bem perto, nessa última semana de 20/11/23 a 27/11/2023, consegui ficar uma semana em 1º lugar com o acróstico ***DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA *** 20 DE NOVEMBRO ***. Obrigado a todo que leram e comentaram.

 

Acrósticos ** Mais lidos da semana **

 

Últimos textos ** Há uma semana ** 20/11 a 27/11/23 ** 08:51.

 

***DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA *** 20 DE NOVEMBRO ***

JOSÉ APRÍGIO DA SILVA

 

há uma semana

66 leiturasCRISTINA GASPAR

Trovador das Alterosas

 

há 5 dias

44 leituras

ACRÓSTICO NORMA

Trovador das Alterosas

há 4 dias

40 leituras

LIA DE FÁTIMA.

Trovador das Alterosas

há 2 dias

33 leituras

ROSILENE LIMA

Trovador das Alterosas

há 1 dia

33 leituras

"MARDIELLI”

JOSÉ APRÍGIO DA SILVA
Enviado por JOSÉ APRÍGIO DA SILVA em 20/11/2023
Reeditado em 27/11/2023
Código do texto: T7935922
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.