O SABER E O EXERCÍCIO DO PENSAR

O conhecimento de uma ciência e de uma filosofia só avançam quando a princípio reconhecem que pouco sabem em vista de tantas coisas para serem desbravadas e descobertas, ou melhor, uma espécie de sábia ignorância e humildade no seu entender de que nada ou quase nada sabe. Por outro lado, tal conhecimento regride quando tenta mostrar respostas fáceis e simplistas no seu arrogar de que muita coisa sabe. É nessa dúvida primordial do saber que aos poucos se torna possível para o homem trazer boas questões para serem elucidadas. A tarefa do pensamento é, deveras, um exercício inesgotável e, ao mesmo tempo, um percurso fascinante e corajoso em vista de tantos sensos comuns reconfortantes. Ela é um constante vir a ser; portanto, é um recurso que incessantemente move os homens a novas ideias e perspectivas sobre a vida, sobre o ser humano, sobre o ser, sobre o cosmos, e sobre o divino na alma humana.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 30/09/2023
Reeditado em 10/02/2024
Código do texto: T7897957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.