IRRESPONSABILIDADE HUMANA      

     A maior irresponsabilidade é o homem viver como se não tivesse obrigação com qualquer ser vivente; como se pudesse explorar miseravelmente os recursos da natureza (dizimando até mesmo espécies inteiras para parasitar a sua exuberância) sem arcar com os prejuízos de tamanhas atrocidades cometidas. A morte de inúmeros animais devido aos maus tratos sofridos; o desmatamento desenfreado; a predação sistemática que desequilibra os habitats e subtrai o fluxo da vida; a exploração do homem pelo homem, são algumas entre tantas maneiras onde podemos ver o que de pior germinou no coração de alguns seres humanos: essas bestas ainda mais nocivas e perniciosas que até mesmo alguns seres ferozes e hostis! Não deveríamos ficar admirados com a ferocidade da natureza, até porque ela nada sabe de sua condição e de suas necessidades intrínsecas de renovação. Em contrapartida, ver as ações humanas no mundo já é suficiente para saber o que é degradação no seu ápice, além de toda sorte de crueldades, malícias e torpezas cometidas sem que haja qualquer crise de consciência quanto aos danos perpetrados contra o planeta e o cosmos. Na medida em que aumentam as falsas necessidades humanas, levando uma horda de seres perversos às inumeras guerras, explorações e hostilidades contra tudo e contra todos, mais escassas e diminutas são as possibilidades de sobrevivência na terra, de modo que já não há qualquer garantia de que o ser humano possa deter a sua própria espécie para os caminhos escaborosos da sua própria autodestruição.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 26/05/2024
Reeditado em 26/05/2024
Código do texto: T8072181
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.