LITERATURA É CONVITE À FRATERNIDADE

Querida amiga MJVJ, estou preocupado com a poeta que habita em ti, bem como com os teus alter egos, enfim, ambos convivem em meu universo cultural e afetivo de há muito. Portanto, somos agentes/pacientes de vários compartilhamentos. Também faz tempo que não constato nenhuma interlocução em prosa, somente em versos, a qual surge como aparente resultante do processo de INTERTEXTUALIZAÇÃO entre os meus e os teus poemas e/ou textos. Quando se trata da prosa, o predomínio é da reflexão assentada na razão, o que exige coerência de afirmação sobre alguns conceitos assentes pelos doutos; a linguagem é clara, objetiva, pela qual se pode depreender o nível de conhecimento do interlocutor frente ao assunto em pauta, ainda que exija razoável entrega ao tema e dispêndio de tempo, devido aos graus de dificuldade na fixação ou apreensão dos assuntos. Não que tal proceder seja incorreto no caso, não o é, para uma poeta de teu quilate e razoável experimentação (com os versos) e pelo gosto e dedicação já demonstrados pela poética. E me apercebo que a tens em alta conta. O que acontece é que a natureza dos versos com Poesia aconselha um maior ou menor nível de codificação, o qual pode chegar até o hermetismo de cada autor, onde ele não se limita a fazer apenas um INTERTEXTO, porém, dentro dessa linha, cria um poema com a utilização de novos elementos de codificação, e, às vezes, ocorre um perceptível pouco interesse em avaliar o sentido e a amplitude do poema original em debate. É o que acontece com a postagem do metapoema – vale dizer, poesia sobre poesia – por mim publicado e que deu origem à tua criação, que, do mesmo modo que o poema de minha lavratura, a tua peça poética derivada apresenta alta codificação de linguagem. Não seria bom que antes, (em vez de deixares fluir emocionalmente o já falado intertexto) viesses a expender um comentário prosaico, vale dizer, não utilizando os recursos peculiares à poesia sobre a temática contida no tal poema original? Acho que aproveitarias melhor se fizesses tentativas neste sentido, o que aguçaria, inclusive, a necessidade da utilização de novos vocábulos, com seus respectivos significantes e significados. Tomo a liberdade de te sugerir este proceder porque por inúmeras vezes tens te dirigido a mim como "Mestre", também sugere que desejarias viajar mais longamente em minha companhia, no território da Palavra, tanto na prosa como no verso. E todos os leitores ficarão agraciados e honrados com o teu esforço de compreensão dos textos em discussão. Lembra que tudo o que pertence à literatura é um exercício de interpretação, compreensão e representa, enfim, uma proposta de concelebração à fraternidade. Pensa com carinho sobre a tua postura interpretativa, correto?

MONCKS, Joaquim. POESIA A CÉU ABERTO. Obra inédita, 2020.

https://www.recantodasletras.com.br/analise-de-obras/7062444