SEQUESTRO DE CARBONO- O QUE ESTÁ SENDO FEITO?

O que é? - _È a retirada do CO² que está sobrando no ar, cujo efeito na natureza, é o aquecimento global.
Se você tem 50m³ de um produto para armazenar, precisa de um armazém que caiba este volume. Se no final, seu armazém não comportar o seu produto, o resto deve ser colocado em algum lugar. Se este produto for tóxico, justifica-se arranjar outro local para estocá-lo.
Fotossíntese- É a síntese da biomassa através da reação do CO² +H²O +Luz = O² + Glicose, na presença do verde,(clorofila). Neste caso, O CO² é liberado para o ar (fotoquímico)- Na outra fase, (bioquímic), o CO² propicia a formação da biomassa, chamada fase escura.
Assim, temos vários processos de sequestro de carbono conforme se segue. O natural e os artificiais.
As árvores reciclam o CO². As chaminés de fábricas, lançam no ar, a todo momento, milhões de toneladas deste gás antropogênico e a biodegradação de produtos orgânicos produz o metano, CH4 ( pior do que o carbono). As árvores, no seu processo biológico são responsáveis pela captura do primeiro no processo fotossintético. Cada árvore pode armazenar 80% de seu peso em CO². Um hectare de árvores em crescimento pode retirar de 150-200 toneladas de carbono do ar. Mas, e o resto, que produz do efeito estufa?
Alguém está fazendo alguma coisa neste sentido: retirando do ar o CO² que está sobrando e fazendo a injeção geológica do mesmo, usando de tecnologia avançada.
Governos da Argélia, Canadá e Noruega já estão avançados nesta tecnologia que vem dando certo. Muito embora, a Petrobrás vem também avançando neste sentido.
Como já foi dito, o primeiro sequestro natural de carbono, é representado pelos vegetais, daí a importância de se conservar área verde significativa.
O segundo método é a injeção de carbono nas minas de carvão já abandonadas.
O terceiro método é representado pelo aproveitamento dos campos de petróleo que não são mais produtivos.
O quarto método é o dos aquíferos salinos. São grandes áreas com sub solo salino que não tem outros usos. Aí, estima-se que podem ser injetados até 10 mil gigatoneladas do gás.
O quinto método, apresentado recentemente pelo documentário da Discovery é o seguinte:- sequestra-se o CO² diretamente das fontes poluidoras, congela-se a baixíssimas temperaturas, formam-se grandes cilindros com o CO² congelado e com eles, molda-se um torpedo, tipo os que se usa para explodir navios, O artefato é conduzido por força propulsora e dirigido verticalmente para o fundo do mar onde se infiltra nesta superfície sub-aquatica. Aí o CO² fica retido devido a altas pressões das águas. Neste método milhares de toneladas são fixadas pelo torpedo.
Outro método, também está em andamento, onde uma máquina captura o carbono no momento em que é liberado pela fonte poluidora. Neste caso, o gás não chega à atmosfera. Ele é armazenado e congelado.
O que pensam os ambientalistas?- O CO² armazenado, mesmo em grandes profundidades, não garante que, ao longo do tempo, o produto possa vazar e causar grandes danos à humanidade. Como exemplo é citado um caso que aconteceu na Áfica em 1986, na Republica de Camarões no Lago Nyos, situado no topo de um vulcão extinto, O CO², armazenado de maneira natural, no fundo do lago,exerceu uma pressão de baixo para cima que provocou uma explosão espalhando o Gás nas comunidades visinhas, matando 1.700 pessoas.
Não podemos esquecer do metano (CH4) que é 25 vezes maior do que o CO². É formado pela biodegradação de produtos orgânicos. Um fenômeno denominado pelos cientistas de permafrost, relata que o aquecimento global promove o degelo no ártico e que todo metano retido sob o gelo, formado há milhares de anos, poderá ser liberado e provocar danos irreparáveis à vida como um todo. Para se ter uma ideia desta realidade, em qualquer ponto desta região siberiana, abrindo-se uma fenda no gelo,o CH4 pode ser constatado riscando-se um palito de fósforo, jogando-o no local que provoca labaredas de fogo.
Como se vê, quando se altera um dos quatro elementos do planeta (terra, fogo, ar e água), alguma coisa anormal acontece.
E nós, o que estamos fazendo?- Pouco ou nada. Vejamos:- Uso indiscriminado de combustíveis fósseis (gasolina, carvão, queima e derrubada de florestas.).
Existe uma frase famosa de autor desconhecido que diz: "para se realisar na vida, é preciso escrever um livro, ter filhos e plantar uma arvore.”
Bem, escrever livros, nem todos. Ter filhos, quase todo mundo dotado desta capacidade. Plantar árvores, quantas você já palntou?

Faça sua parte, plante muitas árvores, assim você está fazendo sua parte, salvando o PLANETA.
ateleszimerer
Enviado por ateleszimerer em 30/08/2011
Reeditado em 14/07/2013
Código do texto: T3191556
Classificação de conteúdo: seguro