Subir no tijolo...

Começando meus estudos na escolinha da roça. Já aprendera ler e estamos para adentrar o mês de maio, chegando o dia das mães, e a professora, pensa, olha para um e para outro e me escolhe. Pedroso, você vai fazer a leitura da mensagem em homenagem as mães. Levei um susto, mas aceitei de pronto e passei a estudar a mensagem bastante, repeti em casa e no dia das mães consegui fazer a mensagem com a sala cheia de mães. Todas vieram e cada uma trouxe algo para complementação da festa como, bolos e biscoitos de vários tipos, doces, salgados...

Quando a professora me escalou inicialmente fiquei apreensivo, pois morávamos na roça e a timidez era enorme, sendo um desafio, porem sempre tive esse dom de fala e comunicação, não como profissionais, mas com preparo, sempre sai alguns verbos.

O que também está mais do que provado é se vamos fazer uma palestra, uma conferencia, ou mesmo comunicar algo, o maior segredo é conhecer o assunto ao pé da letra. Exemplificando o meu caso que faço conferencias na Seicho-No-Ie, e para uma conferencia de 50 minutos, temos que estudar o tema no mínimo um hora.

Há os recursos como data shows, projetores, que dão grande auxilio ao comunicador.

Usei durante muitos anos, os livros que estudando, marcamos com caneta marca texto amarela as partes mais interessantes e dali você tira o conteúdo da sua conferencia ou estudo.

A vivencia, empresarial por quase 50 anos e a freqüência Maçônica, as reuniões com Demolays, Filhas de Jó, ao longo de 31 anos também, capacita o pedreiro livre, a estar sempre exercitando a comunicação.

A boa comunicação, não deixa de ser uma das ferramentas para o sucesso, especialmente em vendas e mais setores das atividades empresariais, ou melhor, para qualquer atividade.

A seguir passo algumas dicas sobre melhora da comunicação, que me passara um amigo internauta José Antônio, sendo o seguinte texto:

A grande diferença do bom comunicador

Quanto mais assimilamos pequenos macetes da comunicação, melhor será o desempenho em falar sem medo e inibições

Todos nós admiramos as pessoas que dominam a arte da comunicação. “Fulano fala muito bem!”, dizemos com ênfase, como se esta qualidade, por si só, fosse sinônimo de competência, versatilidade, liderança. E, de fato é! Saber se comunicar é hoje um pré-requisito indispensável para o profissional de sucesso.

O que pouca gente se dá conta ao aplaudir esses “ases” da comunicação é que, ao observá-los, também podemos aprender muito com eles. Todo bom comunicador apresenta, no exercício do “falar em público”, pequenos macetes, “segredinhos” descobertos ao longo de sua carreira e que são utilizados para tornar a comunicação mais eficaz.

Este artigo desvenda alguns desses “segredos de coxia”, especialmente extraídos de apresentações bem-sucedidas e dotados de grande valia para o antes e o durante. São detalhes simples, mas que podem ajudar a administrar as emoções e deixar você mais à vontade, tornando o falar em público uma atividade prazerosa e agradável.

1. Visualize o sucesso de sua apresentação: Isso tem um efeito altamente poderoso sobre a sua mente, preparando você para a hora “H”. Pensar positivo faz toda a diferença!

2. Encare o ”monstro” de frente: A melhor forma de vencer o “monstro” é encará-lo de frente. Por isso, liste tudo o que de mais terrível possa acontecer durante a sua apresentação e fixe bem a solução.

3. Não subestime seus sentimentos: Admita que esteja em um momento de pressão, pois este é o primeiro passo para conhecer e administrar suas emoções. Em seguida, para alivia o corpo e oxigenar o cérebro, respire de forma consciente e sinta-se vivo.

4. Jamais considere a plateia como inimiga: Para uma boa comunicação é necessário criar um clima de confiança e amizade. Evite preconceitos e não julgue os participantes, pois eles não são seus inimigos e quanto mais confiança transmitir, maior será a empatia e o nível de aprendizagem.

5. Comece pelo começo: Na maioria das vezes, o próprio profissional se apresenta para a sua plateia. Esta é uma forma de legitimar o seu papel e enfatizar por que merece aquele espaço. Além disso, dedicar algum tempo à própria apresentação ajuda a quebrar o gelo inicial.

6. O desejo de um é partilhado por todos: Ao iniciar uma aula ou treinamento, após conhecer as expectativas do grupo, faça um “contrato” com os participantes, registrando o que o grupo não quer. Quando bem elaborado, esse “contrato” evita desperdício de tempo e garante uma relação mais democrática, na qual todos são responsáveis pelo resultado do trabalho.

7. Fale como as pessoas querem ouvir: Toda apresentação sempre deve ser planejada e organizada para o público, e a comunicação precisa ser estabelecida com o público. Fale de forma que todos compreendam. Não utilize palavras rebuscadas, estrangeirismos, termos técnicos de difícil assimilação e jargões desconhecidos da platéia, pois isso gera desmotivação e antipatia.

8. Perto dos olhos, perto do coração: Mesmo quando o auditório tiver uma quantidade maior de lugares disponíveis que o número de espectadores, peça sempre para os presentes ocuparem as cadeiras próximas ao palco. Além de proporcionar a você uma visão melhor da platéia, a interação será bem maior.

9. Alguma coisa em você tem de ser original: A cada vez que um comunicador abre a boca para falar, os espectadores se perguntam: “E daí? O que eu tenho a ganhar com essa história?”. Por isso, é fundamental mostrar sempre uma abordagem original do assunto em questão e oferecer muito mais do que encontrariam em um livro. Lembre-se: as pessoas somente prestam atenção quando entendem que necessitam efetivamente daquelas informações.

10. Trate bem a plateia para que ela volte sempre: Respeite sempre a opinião dos participantes, seus princípios e valores, mesmo que você não concorde com eles. Isso irá encorajá-los a continuar se expressando naturalmente, o que é primordial para o sucesso de uma apresentação.

A última dica é resultante das anteriores. Quando mais você for assimilando esses pequenos segredos, melhor será o seu desempenho na “prova” do falar sem medo e inibições. É só conferir.

Eunice Mendes (Consultora)

Revista Vitrine do Varejo da

UMV – Universidade Martins do Varejo

Uberlândia/MG

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 05/06/2011
Código do texto: T3016355
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