Maçonaria, uma Escola, uma Universidade.

Sempre tive a concepção e convicção em analisar a Maçonaria, como uma escola de Vida. Oxalá auscultando seu simbolismo que ao galgar degraus de estudos, revela sábios ensinamentos que contribuem para melhores caminhos para a nossa Vida cotidiana, através dos ensinamentos contidos nas entrelinhas do próprio simbolismo, explicito na ritualística.

Por outro vértice ou lado comum é ouvir comentários: Entrou para maçonaria para ficar rico! Não sendo verdadeiro, pois não há a propalada ajuda de uns aos outros e sim há os despertares, renascimentos.

Há sim muitos que melhoram de Vida, na caminhada por esta escola, pelo desprendimento, aprende a perdoar, andar mais de cabeça erguida, semblante mais alegre e mais disposto, melhorando também o desempenho no trabalho, aumento da fé, da perseverança, tono de Vida, da esperança, melhora na harmonia familiar, despertar para mais sabedoria, muitas vezes adormecida, afloramentos estes, quiçá pelos momentos de meditação, inseridos nos ensinamentos ritualísticos, simbólicos e filosóficos, propiciado, não só aos neófitos, mas a todos, por sermos eternos aprendizes, (alunos).

Lembrando ainda da famosa frase dita por inumeráveis IIr.:, "Maçonaria não é oficina de conserto, e sim loja de acessórios". Há escolha para poder adentrar á Instituição. Há enganos na escolha, porem todos são filhos do G A D U.

A seguir passo aos leitores texto correlatos às minhas idéias, num estudo mais minucioso, de autoria do Ir.: Denizart Silveira de Oliveira Filho, como segue:

Maçonaria – uma Grande Universidade

* Denizart Silveira de Oliveira Filho

“A Maçonaria é uma Universidade na qual se estuda várias ciências, dentre as quais destacamos: Filosofia; Psicologia; Sociologia; Moral; Estética; História; Lógica; e Metafísica.

Maçonaria e Filosofia

Na Maçonaria estuda-se Filosofia porque, etimologicamente, esta palavra (de origem grega) significa “amigo da sabedoria”. Bem, sabemos que da mesma forma, a Maçonaria é “amiga da Sabedoria” e ensina e incentiva aos Maçons a também serem “amantes da Sabedoria”.

Filosofia é, hoje, considerada a síntese geral de todos os conhecimentos humanos; a visão uniforme e conjunta de todas as ciências. É a própria sabedoria, porque sua finalidade é tal qual a da sabedoria, melhorar os homens e torná-los virtuosos pela prática do bem, consubstanciado nos seus deveres para com Deus, para com o próximo e para consigo mesmo.

Como sabemos, esses deveres, quando fielmente executados, se transformam em virtudes. A exaltação dessas virtudes e o incentivo à sua prática são preconizados na Maçonaria, em geral, e nos 33 graus do Rito Escocês Antigo e Aceito (REEA), em particular.

Dessa forma, na Maçonaria estuda-se Filosofia, porque nossa Sublime Ordem com ela se identifica pela finalidade, que é melhorar os homens, conduzindo-os ao cumprimento dos seus deveres, acima mencionados. Também porque, tal qual a Filosofia, a Maçonaria respeita as convicções alheias e só quer o bem da Humanidade.

Maçonaria e Psicologia

Na Maçonaria estuda-se Psicologia, porque esta ciência é seu método intuitivo de transmitir ensinamentos, tal qual é o da Filosofia. Por este método, parte-se dos efeitos e das consequências, para chegar-se à causa e aos princípios; parte-se do particular, para chegar-se ao geral; parte-se do relativo e contingente, para atingir-se o absoluto e o necessário, que são, em última instância, também os objetivos da Ordem.

Também porque Psicologia é a ciência da alma; a ciência do espírito, a ciência daquilo que nos faz sentir, pensar, querer e agir, que são também os objetivos da Maçonaria.

O sistema maçônico de ensino, velado por alegorias e ilustrado por símbolos, segue o sistema de ensino da Psicologia, apelando para os fatos da consciência mais rudimentares na natureza humana: o sistema nervoso, as sensações; a associação de idéias; a atenção; a percepção; e, as imagens efetivas e representativas de seus símbolos.

Finalmente, na Maçonaria estuda-se Psicologia, porque o iniciado, desde o trabalho de Aprendiz, tem por missão “conhecer-se a si mesmo”, a base da Filosofia de Sócrates; o microcosmo da sua personalidade; a imperfeição e a grandeza do seu mundo interior; e, a excelsitude do seu destino natural.

Maçonaria e Sociologia

Na Maçonaria estuda-se a Moral (Ética) porque esta ciência traça as normas que orientam o homem para a prática do bem. Também porque, tal qual a Moral, a Maçonaria condena os vícios e exalta as virtudes.

Finalmente, porque a Moral é a marca característica da Maçonaria, eis que todos os seus ensinamentos e todos os seus símbolos e alegorias têm por finalidade mostrar a realidade do dever, que é a prática do bem e das virtudes. Não é por acaso que uma das instruções do Ritual de Aprendiz Maçom do REEA diz que: “na Maçonaria encontra-se a moral mais pura”, que, fora dela, só é ensinada em Cristo Jesus, pela doutrina que nos legou.

Maçonaria e Estética

Na Maçonaria estuda-se a Estética, porque esta ciência conduz a sensibilidade humana para o Belo, que é a Filosofia da Arte. A Estética, como ciência, estuda o Belo-Artístico, seja por meio das artes fonéticas (música, poesia, eloqüência), seja por meio das artes plásticas (arquitetura, escultura, pintura).

Também porque, no interior de seus templos, a Maçonaria faz reviver a construção do Templo de Salomão, o que demonstra a preocupação estética da educação maçônica, porque a arquitetura é uma arte plástica do que se realizam as leis do belo e do útil.

Como vimos, o Maçom tem por dever ser o artista construtor de seu próprio Templo Espiritual, seja como operário, desbastando a pedra bruta do seu caráter, personalidade e inteligência, seja como artista, arquitetando a construção do edifício do seu auto aperfeiçoamento, com sabedoria, força e beleza.

Finalmente, na Maçonaria estuda-se a Estética porque todo o trabalho maçônico é uma obra de arte, onde os iniciados são obreiros e o lugar de trabalho é uma oficina, onde constrói seu templo vivo, com harmonia e beleza.

Maçonaria e História

Na Maçonaria estuda-se História, porque esta ciência tem por objetivos investigar, pesquisar, analisar criticamente, e narra metodicamente os fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral, objetivos também presentes na Ordem.

Também porque a Maçonaria, seja institucionalmente, seja por iniciativa isolada de Maçons, sempre esteve presente e atuante nesses fatos notáveis referidos.

Finalmente, porque a Maçonaria é também a história. Não se pode estudar sobre a Maçonaria sem estudar a história geral (universal) e a história do país onde se encontra.

Maçonaria e Lógica

Na Maçonaria estuda-se Lógica, porque esta ciência, tal qual a Sublime Ordem, tem por objetivo principal dirigir a inteligência ou o espírito humano para a Verdade. Lógica é a ciência das leis do raciocínio ou do pensamento e a arte de aplicá-las à aquisição e à demonstração da Verdade.

Também porque esta ciência (Lógica) é seu método pedagógico de ensino usado há milhares de anos pelas antigas escolas filosóficas, o método esotérico. Por este, os ensinamentos são ministrados exclusivamente aos iniciados, cujo grau de desenvolvimento moral e espiritual os capacita ao ingresso na Ordem.

Finalmente, porque a Lógica, como ciência, repousa a sua ação na verdade; conduzem o espírito, movido pela força da razão, ao cultivo das idéias superiores; e, leva a inteligência à compreensão de sublimes analogias, exatamente o que faz a Maçonaria.

Maçonaria e Metafísica

Na Maçonaria estuda-se Metafísica, porque esta ciência trata dos magnos problemas da razão humana, o “por que” supremo das coisas, temas também abordados na ordem, especialmente nos graus dos “Altos Corpos” do REEA.

Esta palavra (do grego metà tà physiká) significa etimologicamente “depois dos tratados da física”, escritos por Aristóteles. Segundo Aristóteles, Metafísica é o estudo do ser, enquanto ser e especulação em torno dos primeiros princípios e das causas primeiras do ser.

Segundo o Aurélio, é a parte da filosofia (que com ela muitas vezes se confunde), que consiste num corpo de conhecimentos racionais que procura determinar as regras fundamentais do pensamento, e que nos dá a chave do conhecimento do real, tal como este verdadeiramente é.

Segundo Sebastião Dodel dos Santos, é o estudo do ser em relação aos primeiros princípios e causas; parte da filosofia que, segundo Aristóteles, penetra na teosofia na busca de uma explicação racional sobre a existência de Deus, como primeiro motor imóvel que deu partida ao que realmente existe.

Segundo Rizzardo da Camino, o termo é usado para designar as “essências de todas as coisas”. Diz-se hoje, em linguagem maçônica, em substituição desse vocábulo, uma “situação esotérica”.

Concluímos sobre as definições e conceitos, dizendo que Metafísica é a reflexão sobre os problemas gerais relativos aos sumos princípios de interpretação do mundo e à intuição universal da realidade, em que ele se fundamenta.

A Metafísica divide-se em quatro áreas: (1) Ontologia, que estuda o ser considerado em si mesmo; (2) Cosmologia, que estuda a origem e a natureza das coisas sensíveis; (3) Psicologia Racional, que estuda a origem e natureza da alma humana; e, (4) Teodiceia, que estuda a existência e os atributos de Deus, o Criador de todas as coisas.

Finalmente, na Maçonaria estuda-se Metafísica por dois motivos outros: (1) porque, desde a Iniciação, ela impõe a todo candidato, duas condições essenciais e imprescindíveis, de ordem Metafísica: a crença em Deus e na imortalidade da Alma; e, (2) porque, desde o grau de Companheiro, o iniciado aprende a apelar para as energias superiores que dirigem o mundo; a passar do plano físico para o plano espiritual; a melhor compreender a simbologia mística dos números, iniciado no grau de Aprendiz; a meditar sobre o enigma da vida; a ser amigo da sabedoria; a acreditar na imortalidade da alma.

Tudo isso indica, a base profundamente espiritualista da Instituição Maçônica.”

Bibliografia

(1) Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira - “Novo Dicionário da Língua Portuguesa”, 2ª Edição Revisada e Ampliada; Editora Nova Fronteira,1986.

(2) Sebastião Dodel dos Santos – “Dicionário Ilustrado de Maçonaria”; 2ª Edição Revisada e Ampliada, 1990.

(3) Rizzardo da Camino – “Dicionário Maçônico” 1ª Edição; Madras Editora Ltda., 2004.

(4) Rizzardo da Camino – “Maçonaria Metafísica” 1ª Edição; Madras Editora Ltda., 2007.

*Denizart Silveira de Oliveira Filho

MI da ABBLM Igualdade n° 93 da GLMERJ

Inspetor Geral da Ordem, grau 33 do REEA

Membro da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes do Estado do Rio de Janeiro

Físico Nuclear, pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 19/04/2013
Reeditado em 19/04/2013
Código do texto: T4249697
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