Espanhol e Castelhano.

          Existe diferença entre o espanhol e o castelhano ?
          Esta é uma pergunta que sempre me fazem, e sempre digo que "não", nenhuma.
          Há os que ainda teimem comigo, que sou espanhol, mas nem ligo, já me acostumei e não vou ficar tocando pandeiro para doido dançar.
           O que ocorre é que nos países hispânicos da América do Sul criou-se o hábito de chamar o idioma de castelhano, e nós que estamos cercados de vizinhos de língua espanhola, passamos a acreditar que existe uma diferença, o que não é verdade.
           Como sabem, a Espanha esteve sob domínio mouro durante quatro séculos, com exceção dos reinos cristãos , mais ao norte ; León,Navarra, Aragón e Castilla ( Castela), que se uniram para reconquistar o país, centralizando em " Castela " o seu reino principal.  Daí é que vem a palavra " castelhano".
           Os reinos estão representados no escudo da bandeira, representando a unificação e a hegemonia espanhola.
           Na Espanha falam-se algumas línguas e dialetos. Os que tem gramática própria são os idiomas, como o basco e o catalão, e os que não tem, são línguas românicas em dialeto, como o galego, da Galícia ( ao norte de Portugal), falado também nas Astúrias.
           Eu sou andaluz, e falo o espanhol desde que nasci, por conhecer o português entendo bem o galego, mas pouco do catalão, e absolutamente nada do basco.
           
          

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 25/05/2018
Reeditado em 25/05/2018
Código do texto: T6345962
Classificação de conteúdo: seguro