FATOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA

FATOS QUE MUDARAM O MUNDO

Olá amigos. Pretendo dar um mergulho na história do mundo, e, desnudar os fatos e acontecimentos que mudaram o mundo, a partir da geopolítica, com guerras e movimentos revolucionários.

Vamos analisar tudo isso, a partir das quedas do domínio romano, em 476 D.C vindo até os estertore do Século XX. Temos então, muitos fatos que modificaram o curso da história mundial.

Temo então, que a queda do Império Romano. "A parte ocidental do império foi ocupada pelos germânicos, e a parte oriental continuou existindo sob o nome de Império Bizantino."

"Além disso, o fim da expansão territorial romana afetou fortemente a economia. A partir do século II, o Império Romano passou a priorizar a manutenção do gigantesco território conquistado. Isso afetou diretamente o sistema escravista, que era sustentado a partir dos prisioneiros de guerra levados ao Império como escravos. A crise do sistema escravista foi ampliada na medida em que os povos conquistados recebiam o direito à cidadania romana.

Esse contexto desencadeou uma crise econômica em razão da diminuição da produção agrícola e do encarecimento dos alimentos. O encarecimento dos alimentos gerou fome, e revoltas aconteceram em determinadas regiões. Além disso, essa crise econômica afetou diretamente a manutenção dos exércitos localizados nos limes, as fronteiras do Império Romano. Do auge à queda: conheça o Império Bizantino, que durou 11 séculos. Nascido após a divisão do Império Romano, sua capital era Constantinopla (que atualmente é a cidade de Istambul): os bizantinos foram conquistados em 1453 pelos otomanos.

Entretanto, com a morte de Justiniano e as invasões ao Império Bizantino, os conflitos entre bizantinos e árabes se acirraram, de modo que a queda de Constantinopla foi um dos marcos da queda da Idade Média e o seguinte domínio do Império Árabe onde, hoje, conhecemos como Turquia.

O “Império Árabe” ou “Império Árabe Islâmico” está intimamente ligado à expansão do Islamismo e constituiu um Estado que dominou grande parte do continente asiático, do norte da África e da Península Ibérica entre os séculos VII e XIII. Com efeito, sua unidade foi possível graças à legitimidade que Maomé e seus Califas gozavam perante as tribos árabes e aos povos conquistados.

Até o início do século VII, a Arábia era constituída por cerca de 300 tribos semitas, dentre as quais se destacavam os beduínos nômades e as tribos coraixitas da região litorânea.

Contudo, com a unificação da Península Arábica sob a égide religiosa, os povos árabes adquiriram uma forma de coesão social e política baseada numa Monarquia Teocrática, a qual fundiu elementos econômicos, sociais, políticos e militares para viabilizar seu expansionismo sendo fundamentou nos preceitos do Corão, o livro sagrado dos islâmicos, para manter sua harmonia.

O Império Árabe tem como pedra angular o profeta Maomé, nascido em Meca em meados de 570. "O Império Islâmico era um Estado teocrático, com o califa exercendo as funções de chefe religioso e chefe de Estado. Apesar de empreenderem uma guerra pela difusão da nova religião, os árabes foram tolerantes com cristãos e judeus nos territórios conquistados, pois eram considerados os “Povos do Livro”, indicando uma herança religiosa comum."

A expansão do Islamismo espalhou-se em todas as direções. Em poucas décadas, ocupou uma extensão de terra somente comparável ao Império romano em seu auge. Assumiria logo o papel de agente de ligação comercial entre áreas economicamente importantes do mundo de então: na Europa, na África e na Ásia. O progresso militar atingido pelos muçulmanos permitiu-lhes isolar a Europa, bloqueando o comércio especial mente através do controle do mar Mediterrâneo. Para muitos historiadores, isso acentuou uma tendência já existente desde o século 5, voltada para a vida agrária, e que conduziria a Europa ao feudalismo.

Dando um pequeno avanço no contexto histórico, vemos agora, nos estertores do século XIX.

Nas artes em geral foi um período bastante criativo e inovador, responsável pelo surgimento de movimentos importantes, como Romantismo, Naturalismo, Realismo, Impressionismo, Parnasianismo e Simbolismo. Em todo o mundo o século XIX foi marcado por grandes acontecimentos históricos e políticos, como guerras, disputas de poder e declarações de independência. Conheça alguns dos mais importantes.

o Positivismo de Auguste Comte, o Marxismo de Karl Marx e Friedrich Engels e o Pragmatismo de Charlie Sanders Peirce, William James e Oliver Wendell.

Entre os filósofos e pensadores mais conhecidos que viveram no século XIX estão:

• Auguste Comte (1789-1857)

• George Hegel (1710-1831)

• Charles Darwin (1809-1882)

• Karl Marx (1818-1883)

• Friedrich Engels (1820-1895)

• Herbert Spencer (1820-1903)

• Fiódor Dostoiévski (1821-1881)

• Charlie Sanders Peirce (1839-1914)

No Brasil o século XIX foi igualmente um período com muitos acontecimentos históricos relevantes. Foi uma época de acontecimentos políticos, guerras e descobertas importantes para a história do país. O contexto histórico do período envolveu a ocorrência de inúmeras batalhas e disputas pelo poder.

Neste período a sociedade brasileira era quase inteiramente organizada sobre estruturas rurais e a maior parte da população vivia em zonas urbanas, a vida nas cidades ainda estava no começo e o espaço urbano era pouco organizado.

As atividades rurais eram responsáveis por praticamente toda a economia do país e a escravidão ainda vigorava como uma prática comum na sociedade.

A chegada da família real portuguesa ao país em 1808 trouxe as primeiras alterações no modo de vida brasileiro. Algum tempo depois as discussões a respeito da escravidão começaram a inflamar no país, sendo que a abolição da escravatura só foi acontecer no ano de 1889.

Bem, a partir desses momentos temos que a história do mundo se apresenta com intensa dinâmica, como vemos nos Movimentos Soviéticos da Perestroika, Guerra do Vietnã, do Golfo pela conquista do petróleo, as Guerras Mundiais m(1ª e 2ª) travadas na Europa, a Queda do Muro de Berlim, o Movimento de 64 aqui no Brasil, As Revoluções Russa, Francesa, Americana, as hostilidades entre Mulçumanos e o Ocidente, As Guerras entre Israel e Palestina, As invasões de Hitler durante a expansão do Nazismo a partir da Alemanha...

E, na atualidade, a Guerra que já dura um ano entre a Ucrânia e a Rússia.

Todos esses “movimentos”, estão mudando as formas do pensar político e geopolítico de todos os países, que buscam defender suas hegemonias e soberanias.

O Brasil, reconhecido pela comunidade internacional como emergente nas questões da geopolítica, está cooperando e apresentando suas propostas de paz e do cessar fogo na Guerra entre a Ucrânia e a Rússia!

Há ainda, muitos outros movimentos, mas, de pouca relevância para as mudanças da história mundial.

Jose Alfredo – jornalista

Fontes: INTERNET – “SUA PESQUISA.COM”

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 24/02/2023
Código do texto: T7726740
Classificação de conteúdo: seguro