Qual o lugar mais bonito do mundo?

Todos nós, já tivemos oportunidades de contemplar inúmeros lugares belos no decorrer da nossa vida.

A beleza da Natureza revela a Beleza do Seu próprio artífice que é Deus.

Na sua simplicidade (sendo aquilo que é), a Natureza consegue revelar uma beleza perfeita, em cada verde das matas, em cada azul dos oceanos, na diversidade das espécies, no colorido das aves, etc.

Eu já tive a oportunidade de conhecer muitos lugares bonitos, dentre os quais posso elencar alguns: Roma-Italia; Frèjus-Toulon-sul da França; Santiago de Compostela e Tuí – Espanha; Alguns lugares belos de Portugal, pois já morei lá; no Brasil: Litoral nordestino; região Amazônica-Amapá,Santarém,Alter do Chão(considerado o Caribe brasileiro; Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Brasília; Cuiabá-MT, onde conheci a grandiosa e bela Chapada dos Guimarães.

Percebi que há maneiras diferentes de contemplar a natureza e aurir dela uma paisagem singular. Parece-me que na Europa, as paisagens ficam ancoradas no que é artificial, ou seja, as coisas criadas pelos homens (castelos, palácios, museus, teatros, obras de arte em geral etc). No Brasil, a beleza se resume mais na natureza em si..

Mas confesso que, dentre tantos lugares belos que já tive oportunidade de visitar, não há um lugar tão belo de se conhecer quanto o coração humano. Esse lugar sim é belo, e é, portanto, a melhor paisagem.

Um lugar que nos surpreende, porque é uma beleza que permanece e nos preenche mais do que qualquer outro lugar. Lembro-me que no dia 07/07/2007 teve em Lisboa um evento para eleger as sete maravilhas do mundo e de Portugal também. Quanta competição para perceber e eleger algumas partes da natureza como as mais belas. Lembro-me que no dia seguinte (08/07), estava em num acampamento de jovens e fomos a uma missa. O senhor padre na homilia fez tal comentário: “A melhor paisagem é a pessoa humana”. Aquela frase tocou e ficou arquivada no meu coração.

Contemplar é orar silenciosamente, percebendo em cada detalhe do que enxergamos uma beleza que nos envolve e nos traz certa paz.

Enfim, contemplar as paisagens naturais deve nos fazer contemplar o próprio Deus e fazer com que cresça no nosso coração a gratidão a Ele por tudo que Ele É naquilo que Ele fez e faz como expressão e manifestação do Seu amor.

Porém, o que permanece e enriquece o nosso coração não é o fato de conhecermos lugares bonitos e turísticos, mas o fato de conhecermos pessoas, no grande mistério de sermos habitados e habitarmos no coração de cada uma delas.

Nosso coração é um lugar tão belo quanto as sete maravilhas do mundo. No salmo 138, 14 o Salmista nos diz: “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e de modo tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”. E ainda, em Gênesis, após a criação, no sexto dia, Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança, a esse respeito a palavra de Deus diz: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gen 1,31).

A explicação para tal afirmação, de que nós somos mais belos do que as outras criaturas está justamente no fato de termos sido criados a Imagem e Semelhança de Deus. Nenhuma outra criatura o foi.

Oh, homem! Tu és um ser maravilhoso e belo, amado e querido por Deus. Tua beleza vai além da aparência, ele é regida pela sua íntima essência: És Imagem e Semelhança de um Deus maravilhoso que te ama, te contempla, te admira. A essência de Deus é amar, então, tu tens dentro de seu coração a “mesma” essência. Que teu coração possa assumir com intensidade e verdade aquilo que te constitui: a capacidade para amar. É por isso tudo que tu és a glória de Deus, como dizia S.Irineu

Que saibamos perceber e contemplar a melhor paisagem. Que saibamos conhecer o mais belo lugar do mundo: o coração humano, tarefa possível quando partimos da contemplação e inspiração do amor Divino.

Veja algumas imagens de lugares citados no Blog: http://hudsonroza.zip.net

Hudson Roza
Enviado por Hudson Roza em 12/05/2010
Código do texto: T2252258
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.