APRENDER, ENSINAR, CONSTRUIR E INTERAGIR

TRABALHO ACADÊMICO

MATOS, Josefa Santos

1 INTRODUÇÃO

O processo de ensino e aprendizagem se dá de forma tríade: o aluno como sujeito da ação aprender, aquele que age com e sobre o objeto de conhecimento; o objeto do conhecimento, que são os conhecimentos discursivos textuais e linguísticos implicados nas práticas sociais da linguagem; e na prática educacional do professor e da escola que organiza a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento.

2 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é apontar que o conhecimento é construído numa interação entre sujeitos: de um lado o professor que atua como mediador dos conteúdos a serem apresentados; do outro, o aluno que atua na tarefa de construir significados sobre os conteúdos da aprendizagem. Cabe a ele modificar, enriquecer e, portanto, construir, novos e potentes instrumentos de ação e interpretação, a partir de seus processos cognitivos já estruturados.

3 APORTE TEÓRICO

3.1 Piaget defende que o aprendizado é individual. Vai sendo construído a partir das estruturas mentais que ele já possui. Assim, o conhecimento vai fazendo parte do processo de ensino e aprendizagem buscando fazer parte do processo e não do produto.

3.2 Vygotsky defende que a aprendizagem se dá por meio da zona real o que a aluno apresenta, e zona proximal, a “escadinha” - assimilação que ele (aluno) vai subindo com o apoio do mediador, até alcançar a acomodação.

4 METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho utilizei diversos recursos; um deles foi a pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2007), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído de livros, artigos científicos, de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

5 CONCEITO

Aprender, ensinar, construir e interagir: Aprender é modificar as percepções da realidade; ensinar é um processo de envolvimento entre sujeitos em sua totalidade, que além do “quê” e do “como”, esse processo deve possibilitar o pensar, situação, em que cada aluno possa re-elaborar as relações dos conteúdos que se determinam e se condicionam mutuamente numa ação conjunta de professor e alunos, com seus níveis de responsabilidades próprias e específicas, explicitadas com clareza nas estratégias selecionadas.

6 PRINCÍPIOS

A perspectiva construtivista na educação é uma série de princípios explicativos do desenvolvimento e da aprendizagem humana que se complementam, integram um conjunto orientado a analisar, compreender e explicar os processos escolares de ensino e aprendizagem. O núcleo central da integração refere-se ao reconhecimento da importância da atividade mental construtiva nos processos de aquisição de conhecimento.

7 FUNDAMENTOS

De acordo com os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN's) o processo educacional não deve ser instrumento para a imposição, por parte do governo, que deve assegurar que esse processo se desenvolva, a fim de que esses entraves diminuam cada vez mais. É papel do Estado investir na escola, para que prepare e instrumentalize crianças e jovens, com acesso à educação de qualidade para todos e às possibilidades de participação social.

8 CONCLUSÃO

Concluímos com esse trabalho que, todo e qualquer processo de aprendizagem se dá em forma de assimilação e acomodação por uma estrutura já existente que provoca uma reestruturação.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Consideramos com essa pesquisa, que o aluno e o professor atuam como co-responsáveis ambos com uma influência decisiva do processo, relativas ao desenvolvimento individual e à penitência cultural, à construção de conhecimentos e à interação social. É importante que o aluno interaja com parceiros experientes, dentre os quais se destacam professores e outros agentes educativos.

10 REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação. Introdução. Parâmetros Curriculares Nacionais da língua portuguesa. Brasília: MEC/ Secretaria da Educação Fundamental. 1998/1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2007.

Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – vol. 1 – Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

DI MATOS
Enviado por DI MATOS em 25/03/2012
Reeditado em 19/08/2014
Código do texto: T3576043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.