Convenções Coorporativas Aderem Novos Formatos

Considerando que o consumidor dita as regras do mercado, os vendedores são as pessoas mais próximas dele e fundamentais para o $uce$$o dos negócios. Com esse foco, as Convenções de Vendas é o momento para traçar as estratégias. Os líderes dos vendedores devem estar energizados para motivar suas equipes de vendas. Uma empresa não vale mais do que o valor vitalício dos clientes. Ah, mas para isto é preciso treinar e motivar os vendedores.

Segundo Kotler (1998), alguns vendedores costumam dar o melhor de si, sem que seja necessário nenhum esforço especial. Para eles, vender é o trabalho mais fascinante do mundo, são ambiciosos e têm iniciativas. Entretanto, a maioria exige encorajamento, desenvolvimento, motivação e incentivos especiais para que se empenhe ao máximo. Afinal, os vendedores assumem grande parte das metas, retenção de clientes, etc. Mas como motivá-los?

Antes da globalização as convenções do alto escalão eram convencionais para traçar as estratégias, dando atenção aos vendedores e várias ações para motivá-los, entre elas as Convenções de Vendas. Elas fornecem ao time uma ocasião social e a chance de conversar com os “figurões” da empresa. São momentos para arejar ideias, compartilhar cases, rever estratégias, celebrar resultados e desenvolver o time.

As empresas investem para treinar seus vendedores na arte de vender e visam a alta performance do time. Com a globalização, foram ajustando as estratégias e as convenções passaram a ter novos formatos, públicos de diversas áreas e o trabalho em equipe ganhou força. Porém, para tanto, o desafio é derrubar as paredes interdepartamentais e harmonizar os esforços das diferentes áreas, para realmente promover o trabalho em equipe (KOTLER, 1998).

Ouvir as equipes: Promover o trabalho em equipe e integrar as áreas é meta do RH estratégico e sustentável. A integração estreita relacionamentos, fortalece o elo das equipes e contribui no planejamento estratégico. Diversas áreas são convidadas a sugerirem melhoria, pontos fortes, fracos, entre outras ações que contribuem para atingir os objetivos. Entre as sugestões o treinamento e desenvolvimento do capital humano sempre são citados. Para apresentar os resultados dos trabalhos, as empresas realizam pequenos encontros em hotéis, Kick coffee e convenções de vários formatos e até famílias são convidadas. Sem falar das convenções internacionais.

Valorizar a parceria: Realização de convenções compartilhadas com fornecedores "chaves" e clientes, para garantir o $uce$$o das parcerias. Além dos Congressos, Feiras e Exposições.

Desde 2003, Helena Ribeiro, consultora da RAZÃO HUMANA Consultoria atua como palestrante incluindo a metodologia vivencial nas convenções e encontros, para fortalecer o trabalho em equipe, entre outras competências. Afinal, o time de uma empresa deve estar motivado, tanto quanto os jogadores de futebol, que ficam aglomerados em torno do técnico no vestiário, antes de uma partida. Eles precisam se sentir parte integrante da empresa. Para isso, várias ações, entre as convenções devem ser realizadas com o time.

No mundo do futebol multidões de apaixonados pelos seus times clamam nos estádios por resultados, e se eles não são obtidos, a torcida grita: “Precisamos de craques”. E cabe aos técnicos criar estratégias pra superar os adversários e o time fazer os gols de placa. Avante! Reúna e ouça o seu time.

Novembro/2013

Helena Ribeiro