PPA - Plano de Preparação para Aposentadoria - Um Novo Horizonte

Profissionais com idade acima de 60 e 70 anos, em função da experiência acumulada estão disponíveis no mercado. Há espaço para profissionais que mesmo aposentados compulsoriamente continuam produtivos. É crescente o número de empresas que valoriza a experiência dos aposentados e os contrata. Afinal, a maioria está na plenitude de sua experiência e tem muito a contribuir.

Portanto, na fase de pré-aposentadoria, ter um plano de ação é fundamental. A experiência caminha para a expertise que consolida e dá ao profissional a bagagem de vida, mais a sabedoria, que somada transforma-o em um sábio.

Empresas começam a buscar no mercado esses profissionais sêniores, um misto de consultores internos e mentores, um banco de conhecimentos. As taxas demográficas em contínua redução, bem como a melhor qualidade de vida dos mais “vividos” propiciam às organizações a busca desta população provida de talentos desenvolvidos por muitos e muitos anos de atividade profissional e educacional.

Exercer atividades de alta concentração e produção intelectual mantém o profissional ocupado e com o cerebelo bem "azeitado". Inúmeras pesquisas apontam que as pessoas após os 60 anos têm facilidade em solucionar situações difíceis. Os mais vividos têm maior habilidade em superar desafios, é mais tolerante e comprometido. O inter-relacionamento com os mais jovens da geração Y e Z, que muda muito de empregos na busca por mais conhecimento, salário maior e crescimento profissional, mas que poderiam ser alimentados pelos mais vividos e sábios. Afinal, a troca de experiência x formação acadêmica turbinam os resultados nas empresas através dessas interações entre gerações. As facilidades tecnológicas nem sempre prescindem da experiência dos mais vividos ao longo de tantos obstáculos e dificuldades das décadas passadas que foram superadas sem esses imensos recursos tecnológicos de hoje.

Então empresas que preparam seus colaboradores através do PPA – Programa de Preparação para Aposentadoria estão de parabéns porque oferecem aos mesmos um futuro orientado e a liberdade de escolherem o que fazer nesta nova fase da vida de mudanças pessoais, sociais e familiares.

No entanto, as empresas que ainda não implantaram o PPA, deveriam fazê-lo, convidando os colaboradores “sábios” para participarem do programa de mentoring para transferirem conhecimentos aos demais. Além disso, propiciar a seus colaboradores a oportunidade de estruturar-se para o futuro bem próximo, especialmente os da geração Y, os cheios de energias para ser direcionada em resultados para o negócio, e que às vezes estão sendo distanciados da orientação desses mentores.

Importante seria um PPA dentro de uma nova visão de futuro das empresas, não somente para eles se aposentarem, mas também para aqueles que queiram continuar fazendo parte do time. Demonstrando o cuidado e respeito que a organização tem pelas pessoas, sendo mais um benefício que fortalece as relações de trabalho. Afinal, existem várias formas de reter os melhores talentos, "os pratas da casa". Portanto, cuidado para não perdê-lo para o mercado os seus sábios.

Abril/2014

Helena Ribeiro