A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER EM PAULO FREIRE

Com princípio nas experiências descritas por Paulo Freire o ato de ler vai mais adiante do que entender textos. Ler é decifrar e compreender o mundo a sua totalidade. O caminho como ele descreve o ato de leitura, traz um sentido a palavra “simplicidade”. Ler é crucial para o nosso crescimento, mas não apenas perfolhear artigos, textos ou jornais. É reconhecer que todo o sistema de leitura está presente em nós, seres humanos.

Em nossa infância estamos desenvolvendo a formalização da personalidade, com isso, o ambiente, pessoas e objetos trazem uma leitura da natureza que tem muito a nos ensinar. E Paulo Freire inicia o capítulo “A importância do ato de Ler” recordando cenas do mundo de sua infância. Ele se utiliza dessas imagens para demonstrar que a experiência de mundo antecede a experiência da palavra, pois antes da alfabetização ele já tinha contato com o mundo exterior e que a palavra veio aprimorar esse conhecimento.

Paulo Freire repete várias vezes durante a exposição de seu pensamento a expressão “palavramundo” que significa a leitura da palavra conectada ao conhecimento de mundo, por exemplo, antes de aprender a escrever a palavra lua, tanto a criança como o adulto já sabia o que é uma lua, pois já a contemplaram durante a noite e já tem esse conhecimento. Por isso que ele afirma que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.

Freire ressalta que quando ele era criança era como se fosse um pequeno mundo fazendo a leitura de mundo grande, que se expandiam mais quando ele ouvia as linguagens dos adultos, cujas palavras traziam maior dificuldade para ele compreender, porque que faziam parte de outra realidade, do “mundo” de seus pais.

O filósofo pernambucano enfatiza ainda a grande importância do papel do educador no âmbito escolar, bem como a coerência entre o que ele ensina e sua prática. Pois para ele a prática da alfabetização deve incentivar os alunos a ter sempre uma postura crítica, o que facilita na aprendizagem, não apenas do significado de determinado objeto, mas a sua compreensão global, como ele realmente funciona. Ele faz critica ao ato de ler em quantidades somente para memorizar o que está sendo lido, o que se torna uma leitura ineficiente, que não resulta em conhecimento.

Então, na sua concepção, Freire deixou bem claro que o sucesso da alfabetização está em aprender a ler o mundo primeiro, compreender o seu contexto, numa inclusão ativa que relaciona linguagem e realidade.

REFERÊNCIA:

FREIRE, PAULO. A importância do ato de Ler [livro eletrônico], em três artigos que se completam / Paulo Freire. – 1. Edição. – São Paulo: Cortês, 217.