Banca: AOCP

Órgão: Fundação Universidade Federal de Rondônia

Ano de aplicação: 2018

Cargo: Assistente de tecnologia da informação

Olá amigo, olá amiga, estudantes para provas e concursos. Essa questão é irmã da questão que resolvemos anteriormente e que deixo aqui o link para você também resolvê-la: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/7943050

 

Veja bem, após toda a explicação dada pelo comando da questão, diga-se de passagem, uma mini aula, vamos ver o que a questão nos pede:

25-15=9 e 15+15=30

 

Primeiramente, você reconheceu que estamos diante de uma proposição composta pelo conectivo "e"?

E, quando estamos trabalhando com o conectivo "e", como é a sua tabela verdade? O resultado p^q será verdade quando ambas as proposições simples que a compoem forem verdadeiras. Nos demais casos, será falsa. Vejamos na imagem abaixo:

p: 25-15=9

q:15+15=30

 

Por meio da tabela verdade do conectivo "e" o que podemos compreender? Que apenas em uma ocasião é que teremos o resultado verdade, e quando é isso? Quando ambas as proposições simples forem verdadeiras. Nos dmasi casos, o resultado da tabela verdade será falso. Compreendeu?

Voltemos agora a análise da proposição cada proposição simples da proposição composta:

p: 25-15=9. 25-15 é 9? Claro que não é 10. Logo, essa proposição é falsa. Com essa análise já resolvemos a questão porque para a proposição composta pelo conectivo "e" ser verdadeira é necessário que ambas as proposições sejam verdadeiras, e aqui já temos uma proposição falsa. Mas, didaticamente, vamos analisar a proposição q.

q: 15+15=30. Agora sim. 15+15 é 30. Essa é verdade. Mas agora, de nada adianta. Pois sabemos que a primeira proposição é falsa.  Caimos nesse resultado da tabela verdade:

 

 

Resposta: A proposição é falsa.

Até nosso próximo encontro!!!

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 29/11/2023
Reeditado em 29/11/2023
Código do texto: T7943070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.