Na porta do circo não pode faltar pipocas...?

Tanto no cinema, bem como no circo, com certeza a pipoquinha é algo bem vindo, tanto para as crianças, os enamorados e todas as pessaoas em geral. Todos têm o costume de estar assistindo a espetáculos desde aos circenses aos bons filmes, estar degustando as deliciosas pipocas.

Foi pensando nas pipoquinnhas do circo que me veio na mente escrever algumas linhas, sobre as técnicas de compras empresariais. Pensei que geralmente o diretor do espetáculo, ira mandar fazer ou comprar pipocas, numa quantidade, equivalente a quantidade de pessoas, que irão assistir. Certamente terão que fazer um calcula correto, para não cair em desperdiço com sobras ou prejuízo por falta dos produtos, para atender a contendo os espectadores.

Na empresa não é diferente, embora mais complexo de acordo com o tamanho das mesmas. Há as pequenas empresas em que o diretor proprietário acumula todas as funções de acordo com o ditado popular “joga em todas as posiçoes, ataque, defesa, fica no gol e ainda bate os pênaltis”, algo que com o crescimento vai ficando quase impossível.

Administrar uma empresa, tantos as pequenas como às de grande porte, torna-se uma arte, desde a consciência e a verdadeira missão destas. Todas as empresas têm a finalidade de obter determinado lucro, na função de vendas mercantis e prestação de serviços de qualquer natureza, onde devera estar imperando a arte, desde os pequenos detalhes aos itens mais complexos, onde envolve equilíbrio, compras, vendas, marketing publicitário, Layout interno e externo, controles de contas a receber e a pagar, pessoal e mais...

É sabido que uma das melhores propagandas é a satisfação dos nossos clientes, que se torna a propaganda de “boca em boca”, não sendo desprezível os outros sistemas de marketing.

Geralmente as empresas de sucesso levam a serio a premissa “Deus atendendo Deus”, explicando melhor em primeiro lugar cliente satisfeito, eu satisfeito. Porque? Sabemos que todos nós somos filhos de Deus, se somos filhos de Deus, nosso cliente também o é infalivelmente e com certeza.

Atendo as pipoquinhas do circo ou cinema, voltamos ao item “compras”, um fator preponderante e a razão da sobrevivência da empresa, “a galinha dos ovos de ouro”, onde devera estar entrelaçados a todos os setores, fazendo uma performance do todo, a saber: Vendas, cobrança, retorno do capital, lucro, valores, despesas, etc. Porque isso? É porque sem estes dados é impossível o comprador delimitar, os montantes corretos a comprar, para atender mais corretamente a demanda, ou chegando perto do mais correto possível, sem estar sabendo, qual é a verba de compras, como anda a entrada de valores, como esta a inadimplência, a cobrança esta eficiente e se as verbas de compras não estão ficando presas a também a inadimplentes. Ainda os bons controles, alem destes fatores, podemos citar como ferramenta essencial ao comprador, a “Curva ABCD”, que vai determinando o giro de cada mercadoria, evitando comprar itens que estacionam no estoque, e que provoca corrosão no crescimento, empresarial, nestas épocas de inflação mais baixa.

José Pedroso

( Empresario no ramo de Auto Peças, há 50 anos e autor dos livros "Vivendo com otimismo e Sintese Historica da Maçonaria Frutalense)

Frutal/MG, aos 24 de Outubro de 2011.

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 24/10/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3295149
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