ANUÁRIO DE POETAS E ESCRITORES DO TOCANTINS - 2015

Um grande encontro para celebrar a literatura tocantinense. Assim foi a solenidade de lançamento do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins – 2015, realizado na noite de 21 de novembro de 2015, no Centro cultural Mauro Cunha, em Gurupi e que contou com a presença de escritores de várias partes do Tocantins.

A obra foi organizada pelo também escritor e editor, Eliosmar Veloso, titular da Academia Gurupiense de Letras, sendo que os trabalhos nela inseridos foram selecionados por uma comissão formada pelo este escriba, Zacarias Martins, além da secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, professora Zenaide Dias da Costa e do professor Doutor e Mestre em Ciências da Educação, Plínio Sabino Selis. Ao todo, 43 autores tocantinenses tiveram seus textos selecionados.

Com a publicação desta edição do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins – 2015, Eliosmar Veloso se embrenha, de forma corajosa em mais um interessante empreendimento literário que certamente vai contribui de forma significativa para a divulgação da literatura tocantinense em todas as suas vertente.

A obra organizada por Veloso mostra um pequeno, mas não menos importante perfil da identidade literária do Tocantins, que se apresenta com seus diferentes estilos e que ao ganharam temáticas livres, exteriorizaram a criatividade, a sensibilidade e, acima de tudo, a pujança do fazer literário no Estado caçula

O professor Doutor Plínio Sabino Selis, na apresentação da obra, ressalta que Eliosmar Veloso aproveita para fazer um estudo e definir as competências para o leitor e a sociedade em geral, bem como as habilidades sobre as quais elabora um referencial teórico-prático para renovar e resinificar a visão e a atuação do escritor e do leitor, principalmente em atuação por conta do Anuário. “Esta visão pode ser traduzida em elementos práticos que ele e os participantes do Anuário vivenciaram ao longo de sua experiência na escrita. Tudo devidamente fundamentado em possíveis teorias e em experiências práticas”, argumenta.

Selis também destaca que este anuário é um grande laboratório de possibilidades, já que seu conteúdo é composto de experiências realmente eficazes na formação de quem escreve e de quem lê, devido ao empenho contínuo em aprofundar os conhecimentos, confrontando-os paralelamente à sua prática produtiva, realizada no dia a dia das suas atividades, enquanto escritor.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 24/11/2015
Código do texto: T5459570
Classificação de conteúdo: seguro