A Maçonaria e Família

Universidade da Vida – Reflexão - Mente Aberta - Silêncio – Aprendizado –

Abre a mente para novos horizontes – Aprende a auscultar e expandir a força interior, através a espiritualidade.

Pensando bem, é o iniciado e a Ordem. Será que ele entrou para a ordem e esta nele?

Uma das causas mais necessárias é que se completem e a Ordem adentre o nosso interior para que principalmente na vida familiar nos tornemos mais amenos, mais pé no chão e saibamos conviver melhor com as adversidades cotidianas.

Uma ordem de um tamanho gigante, um membro no seu meio e os dois se misturem, desde esta entre nele e vice e versa.

Esse membro terá o dever de honrar o nome da Instituição para promover nela e, consequentemente, a organização familiar: Harmonia – Bem Viver – Filhos Saudáveis.

Narrando ainda que adentrando a Ordem em fevereiro de 1980 e de posse de todas essas marcas vi melhorar a harmonia em meu lar e o consequente melhor equilíbrio emocional e até a diminuição de remédios que eram usados para uma prole de sete filhos, e mais encontros com os caminhos da prosperidade.

A seguir, texto do Irmão Jose Aparecido dos Santos, da Revista Consciência, edição 135 de 2018, como segue:

A universalidade de nossa instituição começa dentro de nossas próprias casas, no âmbito do nosso convívio familiar, o qual está alicerçado em três fortes colunas: PAI, MÃE e FILHOS.

O Lar Maçônico tem o comprimento do amor entre os pais; a largura da obediência e ternura dos filhos; e a altura da moral que é semeada em seu seio e que norteará o seu desenvolvimento.

A Residência do Maçom é a sua Oficina do cotidiano, para onde ele oferece as primeiras e todas as demais provas e onde o seu Avental simboliza o seu suor; o malho, a sua inteligência; o cinzel, as suas próprias mãos.

Enquanto Esposo, que use o maçom de toda a simbologia da Orla Denteada, cultivando a união e harmonia no seu lar. Enquanto Pai, seus instrumentos para criar e educar seus filhos, outros não sejam o esquadro, o nível e o primo.

Espelhando-se no esquadro, o pai que ama sua família será um exemplo de conduta que deverá legar aos seus filhos, e de respeito que devotará à sua esposa.

Cultivando a simbologia do nível, este prevalecerá sobre aqueles que serão a sua continuidade, pois, em essência, pais e filhos são iguais, devendo haver uma aura de respeito entre eles.

Manejando o prumo da prudência e o da tolerância, saberão os pais sempre compreender a personalidade de cada filho, oferecendo-lhes espaços para que evoluam naturalmente e orientando-os nesses conceitos de virtudes tão importantes para a vida, principalmente para os reais sentimentos de justiça.

Nossas famílias esperam muito de nós! Façamos jus ao nosso Avental de Maçom, principalmente honrando-o dentro de nossos próprios lares! Como também evidenciando o Ser Maçom em todos os momentos de nossas vidas!

O papel da família é um tema que, por sua capital importância, jamais perde a atualidade. É a este respeito que alinhamos os pensamentos que a Maçonaria é Família devem andar juntas e nossas Oficinas, sendo a extensão de nossos Lares e sendo uma verdadeira e uma Maçonaria e Família.

Diz a Constituição Brasileira:

A Família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado, se o fizer!!!

Já a nossa Constituição assim dispõe:

A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciatica, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.

Isto é Maçonaria e Família... É O LAR DO MAÇOM... E se torna “UMA” e de todos congregando juntos para um mundo melhor, não importa a potência e sim, ser e estar Maçom dentro da nossa Mãe Maçonaria e buscando a verdadeira Fraternidade Universal.

Em dado momento de nossa vida maçônica e profana, nos deparamos com vários aspectos que diverge muito do que se prega e se faz, mas isto não é somente dentro do seio maçônico, como também na religião, família, dentro do trabalho profano!! Sempre nos vemos com a colocação não somente dentro dos livros, rituais maçônicos, mas nas falas assoberbadas de muitos “amigos” e irmãos.

Sendo que destacam que tudo que está dentro do seio maçônico, também é destacado e para ser trabalhado na família, trabalho, parte política, aonde vinha o pensamento do porque desta afirmação!! E chegando a verdadeira conclusão, a meta e os preceitos de vida da Mãe Maçonaria, é espetacular e não tem nota para se concluir, sendo que os que estão incorporados dentro e com a grande preservação da “VAIDADE” é grande e impetrante dentro do nosso convívio.

Tudo é para se ter a comenda, diplomas maçônicos, grandes e queridos cargos, estar na vitrine e isto não é somente dentro do seio maçônico, mas na sociedade por completo, como dizia meu e minha querido (a) e grande avô e avó, quer conhecer aquele que está ao seu lado! “O poder é grande e corrompe tudo, a vaidade é imperiosa e destruidora”!

Nem o maior do maior homem, quando esteve entre todos, conseguiu mudar, alterar tal feito, foi crucificado e morto pelo lado do grande poder, mas, com ressalvas a fazer, a “VAIDADE” e o poder estavam ali para não deixar o ser humildade e sem vaidade estar crescendo e buscando o seu ponto de vida entre todos os seres humanos.

Desta forma, fica uma colocação firme e correta, a Mãe Maçonaria, a Santa Igreja, a nossa Querida Pátria Amada Brasil, o nosso maravilhoso estado do Paraná, é uma obra sem conotações, mas “VAIDADE”, a ira do poder fala mais alto e estraga tudo que é lindo e magnifico para nós meros e simples seres humanos.

E o importante, para minha pessoa, é que continuamos a nossa estrada de vida e buscando sempre a prática do bem e que todos tenham o seu algo mais para estar junto de seus familiares e buscando a verdadeira alegria do sorriso de cada um e mantendo a melhor e verdadeira razão do vive, ter amigos de todos os naipes e sem olhar o seu interior, mas olhar o ar de alegria e ver cada um da melhor forma e na Graça de nosso maravilhoso GADU.

Um grande e fraterno abraço e um beijo no interior do coração de cada amigo, irmão.’

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 14/05/2019
Reeditado em 23/03/2021
Código do texto: T6647328
Classificação de conteúdo: seguro