O tempo e o vento - Maçonaria

“O tempo e o vento”, esse artigo ainda faz história quando em 1897, aqui na nossa hospitaleira Frutal, iniciava a Loja Maçônica Amor e Beneficência, sob a responsabilidade do Irmão do Comendador Gomes (Joaquim Antônio Gomes da Silva Junior), na década de 1950 por força do destino a Loja foi vítima de incêndio, destruindo todo o arquivo histórico.

Eis que em 1957 surge em seu lugar a Loja Maçônica Fraternidade Mineira ll, permanecendo ativa até hoje. Numa historia segundo detalha alguns irmão mais velhos, dizem que os Irmão da Loja Amor e Beneficiencia, se dirigiram a Barretos SP, cidade Paulista, montados a cavalos e burros e ajudaram a Fundar a Loja Maçônica Fraternidade Paulista l e devido o Incendia desta em Frutal em 1950, os Irmãos Barretenses, se dirigiram desta feita a Frutal e ajudaram a fundar A Loja Maçônica Fraternidade Mineira ll, EM RETRIBUIÇÃO AO FEITO de antes pelos mineiros.

Lembrando que naquela época ainda não havia a ponte e a travessia era feita por balça.

Em 8 de junho de 1980, nasce a Loja Maçônica Comendador Gomes da Silva 90, da qual tive a honra de ser um dos fundadores, numa reviravolta histórica com apoio de alguns irmão de Uberaba MG

Em 2010 houve a divisão da Nossa Loja a Comendador Gomes da Silva 90 e eis que surgi a Loja Maçônica Verdade e Trabalho 331, sob a responsabilidade do Irmão Ruralista Adalberto José Queiroz.

Anteriormente já havia sido fundada a Loja Maçônica Jacques Demolay, sob a direção do Irmão Jeronimo José de Oliveira.

Foi um verdadeiro despertar nos horizontes e no nosso Oriente, com fundação de mais Lojas e a oportunidade de mais Luz e tornando o Oriente mais próximo de oportunidades a novos Irmãos.

A seguir texto do Irmão Keizo Ogushi, da Revista Consciência, edição 137 de 2018, como segue:

“Infelizmente, muitas histórias da fundação da maçonaria no Brasil sofreram modificações, cujo tempo nos arremete aos primórdios da nossa Ordem.

Quase todos os historiadores maçons afirmam que, em 1815, nove maçons fundaram a Loja Comércio e Artes. Em 1882 a Loja contava com 94 membros, então resolveram dividir em três, e fundaram “O Grande Oriente Brasileiro”, primeira Obediência Maçônica no Brasil.

Na verdade, o pioneirismo maçônico brasileiro nasceu no Nordeste, mais precisamente na Bahia com o dístico de Loja Cavaleiro da Luz, fundada em 1797.

O historiador e maçom Borges de Barros relatou pela primeira vez a existência desta Loja, e ainda constatou de que ela foi a chama principal da Conjuração Baiana. Em 1802 surgiu a Loja Virtude e Razão que, depois de breve tempo adormecida, foi reerguida com o nome Virtude e Razão restaurada e também de seu espolio surgiu a Loja Humanidade. Com o tempo sob o artoche iluminado do GADU, propagou-se também no Estado do Pernambuco.

Curiosamente, a Areópago de Itambé não era uma Loja maçônica, mas existiam centenas de instituições criadas aos moldes da Maçonaria, usando símbolos iguais e similares.

Assim o tempo faz a história e o vento sopra aos quatro cantos do planeta, embora o espírito humano transite durante longo período no caminho das trevas, mas o seu destino é sempre a luz.

A irmandade maçônica é uma pequena fenda, onde entra a luz em nossos corações, na prática da virtude e dos bons costumes.

As três batidas representam as três promessas de todos os tempos e de todas as crenças, sendo elas, “Batei e abri-se-vos-á”, “Pedi e obedecerás” e “Buscai e acharás” (Mateus 7:7-8). Pois a humildade não está na forma de se vestir, pois mesmo entre os esfarrapados o orgulho tem feito morada.

“Há tempo de sorrir, tempo de chorar, tempo de colher”, dizia o rei Salomão, porque para tudo existe um tempo.

Nos dias atuais se depara diuturnamente com noticiário de políticos e grandes empresários envolvidos na prática da corrupção e se propaga aos ventos com a utilização das modernas tecnologias com WhatsApp, Internet, vídeos, rádios, televisão e outros meios de comunicação.

A insaciável busca pelo enriquecimento ilícito torna-se uma prática institucionalizada, não dando importância ao clamor da sociedade num todo, ignorando a voz da consciência, dando ouvido às tentações, aos interesses mesquinhos e às ganancias mutuas que atraem as pessoas de má índole entre si.

Políticos no poder esvaziam os cofres públicos em negociatas inconfessáveis, promovendo a fome e a miséria, ficando alheios aos escândalos que é o resultado efetivo da má moral, e quando estiverem cansados de sofrer no mal, procurarão arrependidos, o remédio no bem em sintonia com planos superiores, e deverá se constituir em patrimônio de luz a serviço da humanidade, nunca é tarde para se redimir e se conciliar com DEUS.

Por estas e outras razões, a Maçonaria poderá se manifestar para a conscientização dos erros praticados por estes usurpadores do erário público, libertando-os do cárcere do fanatismo promovendo a integração do homem com o seu criador. E que só a fraternidade e o amor poderão liquidar o egoísmo que é um carcereiro cruel de alcançar a perfeição e a liberdade.

Assim, a mão no peito segurando o coração e a consciência na cabeça, e não temer o vento e o frio, a chuva e o tempo, e que não me considere melhor do que os outros, porque um dia alguém poderá me alcançar para, juntos, concluirmos as nossas tarefas, e percebo que sozinho a caminhada poderia ser mais rápida, mas que seria mais vazia. Assim mais pessoas juntam-se a nós, e que eu faça chegar quem me perguntar; pedir-me conselho e, acima de tudo, que continuem a me seguir, apoiando-se mutuamente, porque maçom, meus irmãos com tal me reconhecem, e estarei de pé e em ordem, pois sou o que sou, fraternalmente vos saúdo por três vezes três.

Que o GADU a todos ilumine e os guarde.”

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 17/05/2019
Reeditado em 23/03/2021
Código do texto: T6649868
Classificação de conteúdo: seguro