Literatura tocantinense é objeto de estudo por acadêmicos da UFNT

Aconteceu, de forma virtual, o lançamento do livro Passeando pela Literatura do Tocantins (Editora Veloso), com 30 resenhas breves, elaboradas pelos acadêmicos de Geografia e de Letras, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Araguaína, a respeito de livros escritos por autores do Estado.

A obra é organizada pelo professor Pedro Albeirice da Rocha, que é doutor em Teoria Literária e responsável pelas disciplinas de Leitura e Produção de Textos e Gramática Normativa e Análise Linguística.

Trata-se de mais um livro organizado pelo referido professor, com o objetivo de difundir as letras tocantinenses, na esteira de Um Olhar sobre a Literatura Tocantinense (2019) e da “Enciclopédia Literatura Tocantinense – Entrevistas”, com cinco volumes (2020), publicações também pela Editora Veloso cuja edições movimentaram o cenário literário do Tocantins.

O professor José Manoel Sanches da Cruz, Doutor em Literatura Comparada e Diretor do Campus de Araguaína da UFNT, ressalta que a resenha é um gênero que possibilita ao leitor de textos demonstrar suas habilidades interpretativas numa perspectiva crítica, sendo, portanto, um dos grandes exercícios de leitura, no sentido amplo do termo. E conclui: “Desta forma, o livro Passeando pela Literatura do Tocantins cumpre a sua finalidade, ou seja, a de conduzir o leitor a um verdadeiro passeio pelos diferentes gêneros literários produzidos na literatura tocantinense”.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 01/05/2021
Código do texto: T7245523
Classificação de conteúdo: seguro