Causos gurupienses por Paulo Albuquerque e Jonas Barros

Para entender a composição da sociedade em que se vive é necessário perscrutar no tempo: tem que pesquisar e estar nos lugares certos, mas, principalmente, observar a tudo e ouvir a todos. Na quinta-feira passada, tendo trilha sonora do cantor WPresley, a área da sacada do Centro de Atividades do Sesc em Gurupi, no Estado do Tocantins, foi o palco para o happy hour de apresentação para o profissionais de imprensa do livro de crônicas “Na Ponta da Língua – Causos Coisados” (Life Editora), da dupla Paulo Albuquerque e Jonas Barros, cuja arte da capa foi elaborado pelo jornalista e arte finalista Natan Fernandes.

Registros com humor de bom-gosto

Trata-se de um livro de crônicas bem-humoradas, que trazem pequenos causos sobre personagens e coisas que revelam uma parte da história de Gurupi, Tocantins e do antigo norte-goiano. Essas crônicas ganharam ilustrações bem criativas do artista gráfico e arte finalista gurupiense Ronaldo Maciel, que hoje reside em Porto Nacional.

Parceria literária

A obra é o resultado da junção entre a memória prodigiosa e habilidade para contar causos do advogado e agente político, Jonas Barros, e a capacidade de condensação literária do professor de Direito e Jornalismo, Paulo Albuquerque.

Bom de relatos

Paulo Albuquerque disse que sempre admirou quem é bom em relatos, ressaltando que Jonas Barros tem esta qualidade. “Acho até que ele fantasia algumas coisas, com pitadas de humor, mas não inventa, literalmente”, acrescenta Albuquerque.

Divisão de tarefas

Já Jonas Barros explica que o trabalho começou a ser desenvolvido há uns três anos, quando convidou Paulo Albuquerque para dividir a tarefa. “Não tive dúvidas de que ele seria o melhor parceiro para desenvolver o projeto”, comenta. “Eu mandava os áudios pelo WhatsApp contando as histórias e o Paulo foi dando vida às narrativas”, completa.

Credenciais do autores

Paulo Albuquerque é professor de direito e jornalismo. É ativista, pesquisador e narrador da cultura regional. Já tem publicado os livros “Cantos em Si – Identidade Tocantinense” e, em parceria com Ricardo Almeida, “Histórias do final do século XX”. Albuquerque também é músico e compositor.

Jonas Barros é advogado, já foi vereador em Gurupi por dois mandatos e assumiu cargos na gestão pública (em Gurupi, nos estados de Goiás e Tocantins e no Congresso Nacional). Dono de memória prodigiosa e conhecedor de inumeráveis passagens da história do norte goiano, nunca lhe faltou assunto quando os temas são política e sociedade.

Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 16/06/2021
Código do texto: T7280466
Classificação de conteúdo: seguro